Prejuízo da Restoque fica maior

Perdas ainda refletem a falta de produtos novos nas lojas, dificuldade mais fortemente enfrentada no primeiro trimestre do ano.

Embora o resultado trimestral da Restoque ainda seja negativo, com o prejuízo acumulando R$ 12,79 milhões entre abril e junho, a companhia dona de sete grandes marcas nacionais enxerga sinais de melhora em relação aos resultados difíceis colhidos no primeiro trimestre do ano. Do ponto de vista externo, mesmo que pontual, o frio intenso no sul e no sudeste do Brasil ajudou a vender a coleção de inverno. “Adicionalmente, vale mencionar que o trimestre foi afetado por questões relacionadas à oferta de produto, sendo o desempenho do trimestre progressivamente melhor ao longo dos meses, em linha com a recomposição progressiva de estoques”, disseram representantes da empresa em conferência com analistas e investidores de mercado.

O balanço financeiro divulgado indica que a receita líquida consolidada da companhia foi 4,6% menor que no segundo trimestre de 2015, totalizando R$ 283,07 milhões. Mas, em relação ao primeiro trimestre o faturamento evoluiu 14%. Sob a Restoque operam as marcas Le Lis Blanc, Dudalina, Base, Individual, Bo.Bô, John John e Rosa Chá. Ao final do segundo trimestre, a companhia emitiu comunicado ao mercado que estava em discussão para fundir 100% das operações com a Inbrands, outra holding de moda, controladora entre outras da Ellus. A negociação obteve o aval do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), em julho.

INVESTIMENTOS E LOJAS
A Restoque segurou os investimentos no trimestre. Aplicou de abril a junho R$ 18,6 milhões, 31% a menos que em igual período de 2015. Os recursos foram direcionados para manutenção e reforma de lojas, operação de retaguarda e desenvolvimento de coleção. No período, a empresa manteve o tamanho da rede de varejo. Terminou junho com 328 pontos, dois a menos do que mantinha no primeiro trimestre. Foi fechada uma loja da Le Lis e outra da John John.

A Le Lis tem a maior rede no varejo. Eram 112 pontos em junho. Juntas as três marcas, Dudalina, Base e Individual somam 82 unidades de varejo; a John John opera 62 lojas; a Bo.Bô tem 42 lojas; e a Rosa Chá conta com 30 pontos.

RESULTADOS SEMESTRAIS
A receita líquida de janeiro a junho da companhia somou R$ 531,7 milhões e o prejuízo acumulado no período subiu para R$ 32,8 milhões, ante o lucro líquido de R$ 13,4 milhões apurado no primeiro semestre de 2015.