Prejuízo da Riachuelo dobra no trimestre

Prejuízo da Riachuelo dobra no primeiro trimestre

Para 2023, foco da companhia será reduzir dívida, com mais geração de caixa e redução de investimentos.

Prejuízo da Riachuelo dobra no primeiro trimestre

Ao entrar o ano carregando estoque do último trimestre de 2022, a Riachuelo acelerou campanhas promocionais para reduzir o volume acima do esperado. Outro aspecto que prejudicou o desempenho foi o calor em março, que afetou as vendas na troca de coleção para outono/inverno. Combinados a aumento de despesas financeiras por causa de juros altos, o prejuízo da Riachuelo dobra para R$175,6 milhões, quando comparado à perda registrada no primeiro trimestre de 2022.

A receita líquida da companhia avançou 5,3% para R$1,82 bilhão. Cresceu puxada pelo bom desempenho das vendas de vestuário feminino, destacou o relatório que acompanha o balanço financeiro do período.

Aos investidores, a Riachuelo explicou que 2023 será outro ano de fluxo de caixa positivo de modo a reduzir a dívida no quarto trimestre. Ao fim de março, o endividamento líquido da empresa anotava R$1,7 bilhão.

Entre as medidas previstas consta o corte no investimento, que deverá prosseguir pelo ano. De janeiro a março, a compaanhia aplicou R$105 milhões. Até o final do ano, não deverá ultrapassar R$450 milhões, ante os quase R$600 milhões de 2022. A previsão é inaugurar de cinco a seis lojas em 2023.

No primeiro trimestre, o braço do varejo operou com 397 lojas físicas, uma a mais que em dezembro. Do total, 333 são da rede Riachuelo, 49 da Carter’s, 12 da Casa Riachuelo e 3 da Fanlab.

Conforme o relatório, durante o primeiro trimestre a companhia inaugurou quatro lojas, três Riachuelo e uma Carter’s. Isso significa que, no período, três pontos fecharam. Em maio, a Riachuelo encerrou as atividades da loja da rua Oscar Freire, na capital paulista, que causou alvoroço quando inaugurada em novembro de 2013.

DESTAQUES DO RELATÓRIO

:: A Guararapes, que fechou a fábrica de confecção de vestuário no Ceará concentrando a atividade em Natal (RN), produziu 7,5 milhões de peças no primeiro trimestre. Volume corresponde à queda em relação aos 9,3 milhões de peças produzidos no primeiro trimestre de 2022.

:: Produção própria sustenta 36% das vendas de vestuário da Riachuelo.

:: Plano da Riachuelo para reduzir o prejuízo inclui tornar em 2023 a cadeia de abastecimento “mais eficiente e mais responsiva”, em busca de melhores margens e estoques menores.

:: Número de colaboradores caiu de 32,9 mil no primeiro trimestre de 2022 para 26,2 mil no primeiro trimestre de 2023. Corte de 6,7 mil vagas.

foto: campanha de outono/inverno com Malu Mader (divulgação)