Prévia aponta alta de 6,9% em franquias

Diante do crescimento da receita de 2019, a ABF estima que o faturamento do setor possa avançar 8% em 2020.

A ABF (Associação Brasileira de Franchising) divulgou a prévia de resultados de 2019 do setor e as projeções para 2020. Segundo o levantamento, a receita das franquias teria subido 6,9%. Nas prévias, a entidade não informa valores, nem faz recortes por segmento. Mas, considerando o faturamento total de 2018, o setor teria faturado em torno de R$ 187 bilhões em 2019. Para 2020, a estimativa é crescer 8% em receita; 6% em número de franquias; e 1% em redes.

Parte da expansão de faturamento em 2019, foi impulsionada pelo maior número de unidades em operação, que avançou 5,1%. Tendo em conta que eram 19.934 operações em 2018, o número em 2019 teria subido para praticamente 21 mil unidades. A pesquisa da ABF é realizada somente com as marcas associadas e a partir de inofrmações fornecidas pelas próprias redes. “A data de referência para compor o retrato das informações foi 31 de dezembro de 2019”, informa a associação. Os resultados finais estão previsto para serem divulgados na segunda semana de fevereiro.

NAS 50 MAIORES, SEIS SÃO DE MODA

Como parte da prévia, a ABF apresentou o ranking das 50 maiores, com algumas mudanças. A partir de 2019 integram esse grupo as redes com mais de 321 operações. Até 2018, a linha de corte era 301 operações. O Boticário permanece como a maior franquia do país entre as associadas da ABF. Fechou 2019 com 3.806 unidades, 82 a mais do que operava em 2018.

O segmento de Moda sustenta seis redes entre as 50 maiores do país. A pesquisa considera as marcas de roupas, de calçados e acessórios. Sendo assim, a maior da categoria é a Chilli Beans, de óculos, que abriu 45 pontos ao longo de 2019. E, dessa forma, manteve o 21º lugar do ranking de 2018.

A Hering Store é a segunda de moda e a maior em roupas. Ao fechar 12 lojas, a marca perdeu quatro posições. Caiu do 23º para o 27º lugar no ranking de 2019.

A Piticas foi a que mais cresceu não só na categoria Moda como no grupo das 50 Maiores Franquias. Saltou do 46º para 33º lugar, tendo inaugurado 140 unidades em diferentes formato.