Elaborado pela primeira vez pelo IRTT, o levantamento destaca 24 varejistas do segmento com vendas acima de R$1 bilhão.

Das 300 maiores do varejo do Brasil, 37 se enquadram na categoria de Moda, Calçados e Artigos Esportivos. Juntas, essas 37 companhias obtiveram vendas brutas consolidadas de R$102,1 bilhões em 2024, que corresponde a aumento de 7,9% sobre 2023. E 24 delas tiveram vendas acima de R$1 bilhão ao ano, mostra o novo ranking Top 300 do Varejo Brasileiro, elaborado pela primeira vez pelo IRTT (Instituto Retail Think Tank Brasil), cujos fundadores fizeram parte da diretoria da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), entidade que por 10 edições seguidas até 2024 publicou levantamento semelhante.
De modo geral, as vendas brutas consolidadas das 300 maiores companhias do varejo brasileiro apuraram R$1,3 trilhão em 2024, expansão de 9,6% sobre 2023, considerando as 212 empresas que divulgaram seus números de 2023, destaca o relatório que acompanha o ranking.
O Grupo Carrefour Brasil continua como a maior varejista em operação no país, somando R$120,6 bilhões em vendas. Nenhuma empresa de Moda, Calçados e Artigos Esportivos figura entre as 10 maiores do varejo.
A primeira do segmento a aparecer no ranking geral continua sendo a Lojas Renner, na 12ª posição, com vendas estimadas em R$18,4 bilhões. E atuação em moda com as marcas Renner, Youcom, Ashua e Repassa; na parte de casa com a Camicado; além da financeira Realize e da startup de logística Uello, para entrega expressa ao consumidor final.
Apesar do avanço geral em vendas, o ranking das 37 maiores do varejo de Moda, Calçados e Artigos Esportivos reflete certas turbulências sobre a atividade em 2024, afetando a composição do ranking do segmento.
PRINCIPAIS DESTAQUES
:: A comparação com a edição passada do ranking da SBVC mostra que a holding Inbrands, dona de marcas como a Ellus, caiu para o 286º lugar de um ano para o outro, recuo de 97 posições. As vendas atribuídas à empresa caíram 11,6% para R$573 milhões em 2024.
:: Da mesma forma, a empresa foi entre as maiores do varejo de moda que mais fechou lojas em 2024, encerrando 164 operações, para ficar com 140 pontos de venda de varejo.
:: Marisa registrou a maior queda de vendas entre as 37 varejistas. Caiu 14%, para R$1,9 bilhão.
:: Lojas Torra avança para o 10º lugar. Com vendas de R$2,2 bilhões, a companhia passou a frente de Marisa, deslocada para a 13ª posição.
:: Resultado da fusão dos grupos Arezzo&Co e Soma, a Azzas 2154 assume o 5º lugar do ranking do segmento em 2024 com vendas de R$7,1 bilhões.
:: Track & Field foi a varejista de maior crescimento entre as 37 do ranking. Avançou 18% para R$1,4 bilhão em 2024.
:: 6 varejistas do segmento registraram crescimento de vendas de dois dígitos. Atrás de Track & Field, aparecem Azzas 2154 (17%); C&A (14%); Riachuelo (12%); Lojas Renner (10%); e Torra (10%).
:: Se a Inbrands teve destaque pelo fechamento de lojas, a Lupo vai no caminho contrário. É a rede de varejo que mais cresceu, inaugurando 255 lojas. Alcançou, assim, 865 pontos, dos quais 858 são franquias.
:: A maior rede de lojas é da Azzas 2154, com 2.111 unidades, figurando inclusive entre as 10 maiores em número de lojas do ranking geral. Opera a 7ª maior rede do país.
:: Riachuelo é a maior empregadora do segmento de Moda, Calçados e Artigos Esportivos, com 30 mil funcionários. E a 10ª de todo o varejo brasileiro.
CONFIRA O RANKING
Com base nos dados do IRTT, o GBLjeans criou uma tabela, contendo posição da varejista na categoria, posição no ranking geral, valor das vendas brutas, variação sobre o ano anterior (quando disponível), número de lojas, saldo de abertura ou fechamento de lojas, e número de funcionários diretos.
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foto: divulgação Renner (coleção de primavera/verão 2025)