Unidade do Rio Sul reabre no fim do ano sob o conceito de moda circular, sustentável e tecnologia.
Para adotar um novo modelo de loja, a Renner investe R$16,6 milhões na reforma da unidade instalada no shopping Rio Sul, na cidade do Rio de Janeiro, confirmou a varejista ao GBLjeans, sobre o valor do investimento. Com inauguração prevista para o último trimestre de 2021, a loja reabre combinando conceitos de ambiente sustentável, moda circular e tecnologia inovadora de varejo.
O investimento é maior que a média por ser a primeira loja nesse modelo, que demandou mais pesquisa e desenvolvimento, disse a empresa.
Conforme comunicado da Renner à imprensa, o projeto que chama de ‘loja circular’ está em andamento desde 2019. Ao jornal O Globo, o CEO da varejista, Fábio Facio, disse que uma segunda loja deverá ser inaugurada no primeiro semestre de 2022, também no Rio.
“O objetivo é incorporar premissas de economia circular desde a concepção até a operação da loja, o que passa por utilizar materiais reciclados e recicláveis, diminuir a geração de novos resíduos e, com isso, minimizar ao máximo o impacto ambiental”, descreve o comunicado sobre a primeira loja com o novo modelo.
A loja do Rio Sul tem 6 mil metros quadrados de área total, dos quais 4,5 mil m2 correspondem à área de vendas.
O projeto de arquitetura dela considera premissas de design circular e os atributos de construção sustentável requeridos pelas certificações Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) e Breeam (Building Research Establishment Environmental Assessment Method), salienta o comunicado da empresa.
INICIATIVAS POR TRÁS DA NOVA LOJA
A fachada terá nível de transparência de modo a permitir maior visualização entre a área externa do shopping e o interior da loja.
Dentro, contará com plantas e elementos naturais em design de biofilia, que prega o bem-estar a partir do contato das pessoas com a natureza.
O mobiliário será circular, dos manequins aos caixas, garante a Renner, produzido com materiais recicláveis.
Nesse modelo de loja no qual a Renner investe, as iniciativas de circularidade ocuparão espaço especial. Ali ficarão os produtos do Selo Re, desenvolvidos com técnicas para reduzir o impacto ambiental da produção, como o uso de materiais reciclados, técnicas de upcycling, tecidos que têm na composição matéria-prima produzida de forma responsável, como algodão e viscose ou poliamida biodegradável.
Conforme a varejista, desde 2017, foram comercializados em torno de 130 milhões de peças do Selo Re.
O mesmo espaço abrigará os serviços de logística reversa pós-consumo. Segundo a Renner, o programa EcoEstilo coletou em dez anos cerca de 155 toneladas de itens descartados pelos clientes nas lojas, entre embalagens e frascos de itens de perfumaria e beleza, além de peças de roupas.
Junto com a pegada sustentável, a loja incorporará recursos de tecnologia digital, como a Prateleira Infinita, um totem com catálogo digital onde o cliente pode comprar produtos para entrega em casa ou retirada na loja.
A reforma da loja do Rio Sul em que a Renner investe faz parte dos compromissos assumidos pela empresa para 2021: ter 80% dos produtos menos impactantes, sendo 100% do algodão certificado; suprir 75% do consumo corporativo de energia com fontes renováveis de baixo impacto; reduzir em 20% as emissões de CO2 em relação aos níveis de 2017; e ter toda cadeia nacional e internacional de fornecedores com certificação socioambiental.