Riachuelo reverte prejuízo no 2º trimestre

Riachuelo reverte prejuízo no 2º trimestre de 2022

Frio e mais gente na rua alavancaram as vendas da varejista de moda no período.

Riachuelo reverte prejuízo no 2º trimestre de 2022

Com o aquecimento das vendas, sobretudo de vestuário que cresceu 31,3%, a Riachuelo reverte no 2º trimestre de 2022 o prejuízo que enfrentou no início do ano. Obteve lucro líquido de R$26,3 milhões de abril a junho, abaixo contudo dos ganhos de R$46 milhões anotados em igual período de 2021. Os ganhos não foram suficientes para superar as perdas do primeiro trimestre, de modo que a varejista de moda encerra o primeiro semestre de 2022 com prejuízo líquido de R$53,7 milhões.

Por conta dos fatores favoráveis de temperatura mais baixa e maior fluxo de clientes nas lojas físicas, a receita líquida do 2º trimestre sobe 28,8% em relação ao 2º trimestre de 2021, para R$2,1 bilhões. No semestre, o crescimento foi ainda maior, de 33,4%, para R$3,8 bilhões.

Favoreceram ainda o desempenho da companhia o ticket médio tradicionalmente mais alto das roupas de inverno e o repasse para os preços do aumento de custos. Para analistas de mercado a companhia afirmou que a aceitação do repasse só foi possível pela assertividade da coleção de inverno.

Na mesma conferência com os investidores, Oswaldo Nunes, CEO da varejista, informou que as vendas de julho caíram, devido a “pequena queda de fluxo, além de que não fez frio e da liquidação dos estoques de inverno”. Ele acrescentou que em agosto o fluxo voltou ao normal e que a varejista mantém a previsão para o Dia dos Pais. Disse estar otimista em fechar o 3º trimestre também em crescimento.

A produção da Guararapes tendeu à estabilidade sobre o volume do 1º trimestre, com 9,4 milhões de peças de abril a junho.

Com isso, a empresa registra 18,7 milhões de peças produzidas, que correspondem a aumento em relação aos 16 milhões confeccionados no primeiro semestre de 2021.

INVESTIMENTOS

Durante o primeiro trimestre, a Riachuelo inaugurou duas lojas. No segundo trimestre, abriu dez unidades e fechou uma, de modo que em junho operava com 375 pontos de venda, 11 a mais do que quando começou o ano.

A bandeira Riachuelo controlava 331 lojas em junho. Tem mais 32 da Carter’s, 10 da Casa Riachuelo e 2 da Fanlab, a nova marca da controladora, voltada ao mercado geek.

O investimento do 2º trimestre, quando a Riachuelo reverte o prejuízo, somou R$163,6 milhões, elevando o desembolso do semestre para R$284,7 milhões.