Varejista encerrou 2022 com liquidez frente às dívidas de curto prazo.
Como resultado das medidas de proteção ao caixa frente a conjuntura difícil que o país atravessa, a Riachuelo tem lucro menor em 2022, porém, com caixa reforçado para fazer frente às dívidas de vencimento de curto prazo, nos próximos dois anos. No ano, o lucro líquido da companhia anota R$51,9 milhões contra R$453 milhões obtidos em 2021, queda de 88,5%.
Mesmo com o recuo, a Riachuelo tem lucro líquido melhor no quarto trimestre do que no terceiro (de apenas R$3 milhões). De outubro a dezembro, registra ganho de R$102,2 milhões, que corresponde a redução de 66% na comparação com igual período de 2021.
Entre outras razões o lucro foi afetado, por exemplo, pelo aumento do custo com a ociosidade industrial da fábrica de Fortaleza, cujas operações foram encerradas janeiro, e perdas de estoque em função dessa desativação, cita o relatório de desempenho.
Para analistas de mercado, a companhia informa estar confiante em suas alavancas de crescimento em 2023 que passam por “extrair mais valor do core business e recuperação da rentabilidade da Midway Financeira”. Vê sinais de queda gradual dos custos de matéria-prima neste início de ano que, avalia, deverá acelerar a partir do segundo trimestre e ajudar em melhoria de volume de vendas e margens.
A receita líquida de 2022 cresce 17,1% sobre 2021 para R$8,4 bilhões. O quarto trimestre contribuiu com R$2,5 bilhões, aumento de 4% em relação a igual período de 2021.
A dívida líquida cai de R$1,7 bilhão, em 2021, para R$1,5 bilhão, em 2022. Sem planos para contrair dívida nova.
MENOR INVESTIMENTO
Entre as medidas tomadas para proteger o caixa, a Riachuelo reduziu o volume de investimentos para R$588,8 milhões em 2022, dos quais R$141,9 milhões aplicados no último trimestre do ano.
Para 2023, a previsão é de que os investimentos não ultrapassem os R$450 milhões. A companhia também manterá o rigor na análise para abertura de lojas.
Fechou 2022 com 396 pontos de venda em operação, 32 a mais do que tinha em 2021. São 333 lojas da Riachuelo; 48 da Carter’s; 12 da Casa Riachuelo; e três da Fanlab.
foto: Ginasta Rebeca Andrade está na campanha de lançamento da marca fitness BodyWork (divulgação)