Queda de receita de moda, que abrange roupas, calçados e produtos de beleza, chegou próximo a 21% em 2020, na comparação com 2019.

Em 2020, o setor de franquias faturou 10,5% a menos do que em 2019. Conforme o balanço da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor fechou 2020 com faturamento de
R$167,18 bilhões. “Voltamos ao patamar de três anos atrás”, afirmou André Friedheim, presidente da entidade. Conforme a ABF, em 2017, a receita das franquias registrou R$163,31 bilhões.O tombo das franquias de Moda, que abrange roupas, calçados e produtos de beleza, foi mais grave. O faturamento recuou 20,9%, para R$19,15 bilhões, em 2020, contra R$24,22 bilhões, em 2019. Do total do ano passado, R$8,04 bilhões obtidos no quarto trimestre.
O número de unidades em operação também diminuiu 6,6%. Fechou 2020 com 18.965 franquias abertas.
A contração foi maior que a observada no setor de franquias geral, que caiu 2,6%, atingindo 156.798 unidades em operação ao final de 2020.
ANO HETEROGÊNEO
Convidado do evento de apresentação do balanço da ABF, Eduardo Terra, presidente da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), ressaltou que o fechamento de 2,6% de franquias é pequeno. Seriam algo em torno a 4,2 mil franquias ante as 75,2 mil lojas de varejo que fecharam ao longo de 2020, comparou Terra.
Ele ainda comentou que 2020 foi um ano heterogêneo porque foi muito bom para alguns segmentos e muito ruim para outros.
O varejo de moda sofreu e também de forma heterogênea, avaliou. “Calçados sofreu mais que roupas porque os consumidores mudaram hábitos. Compramos menos calçados”, apontou.
A digitalização explica os que tiveram melhor desempenho na área, disse Terra. Ainda assim, acrescentou, “só 5% do varejo é por e-commerce”.
PROJEÇÕES
Para o setor como um todo, em 2021, sondagem da ABF aponta com crescimento de 8% em faturamento, 5% em número de unidades e 2% na quantidade de redes franqueadoras.