A maioria dos empreendimentos será inaugurada em cidades brasileiras com até 500 mil habitantes
Mesmo com o consumidor reduzindo as visitas aos centros comerciais, pressionado pela crise econômica, o setor de shopping centers mantém planos de expansão no Brasil. A previsão é inaugurar 30 empreendimentos ao longo de 2017, dos quais 77% operando em cidades com menos de 500 mil habitantes, algumas recebendo esse tipo de condomínio comercial pela primeira vez. Com esse reforço, a expectativa é o faturamento aumentar em quase 6%, para atingir R$ 166 bilhões, calcula a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).
De acordo com o censo 2016 da entidade, o setor registrou R$ 157,9 bilhões em vendas, que também representou avanço de 4,3% sobre os resultados de 2015. Desse total, R$ 91,9 bilhões foram sustentados pelos 300 centros comerciais que operam na região sudeste. Ao longo do ano passado foram abertos 20 shopping centers, encerrando 2016 com 558 empreendimentos em operação no Brasil, somando 99.900 lojas e 2.707 salas de cinema.
O censo mostra ainda que uma tendência do setor é a construção de outlets. Atualmente, são 11 e a projeção é que sejam inaugurados mais cinco até 2019.