Apenas outra brasileira, Vivara, integra o Top 100 de 2022 do Global Powers of Luxury Goods.
Elaborado anualmente pela Deloitte, o Global Powers of Luxury Goods de 2022 mostra duas brasileiras entre as companhias mais poderosas do mercado mundial de luxo. O Grupo Soma estreia nesse Top 100 em 78º lugar, com vendas de artigos de luxo estimadas em US$385 milhões em 2021. Com alta de receita de 67,1%, a empresa nacional foi uma das que mais cresceram em relação a 2020 pelo ranking.
A receita total do Soma em 2021 calculada pela Deloitte é de US$517 milhões. Também a Vivara, que já integrava o ranking, experimentou aumento expressivo de receita (40%) nessa mesma comparação. As vendas da empresa do mercado de joalheria registrou US$272 milhões, integralmente obtidos com a venda de bens de luxo. O valor rendeu o 95º lugar, duas posições acima da ocupada no ranking anterior.
TOP 100
As cem maiores companhias de artigos de luxo do mundo geraram receita somada de US$305 bilhões em 2021. Corresponde a crescimento sobre os US$252 bilhões de 2020 e dos US$281 bilhões de 2019. As dez maiores companhias sustentaram 43,8% da receita total.
As Top 10 incluem, pela ordem: LVMH, Kering, The Estée Lauder Companies, Chanel Limited, L’Oreal Luxe, Compagnie Financière Richemont, Hermés International, Chow Tai Fook Jewellery Group, Rolex, China Nation Gold Group Gold Jewellery.
A LVMH permanece como líder com receita anual estimada de US$54,9 bilhões com artigos de luxo, de um total de US$75,9 bilhões. Apenas com a venda de bens de luxo, o grupo francês viu a receita crescer 55,9% em relação ao ano anterior.
Também o grupo Kering manteve a segunda posição no Global Powers of Luxury Goods com receita de US$20,8 bilhões, obtida somente com a venda de artigos de luxo. A companhia registrou alta de receita de 34,7%.