Soma estreia entre os mais poderosos do luxo

Soma estreia entre os mais poderosos do luxo

Apenas outra brasileira, Vivara, integra o Top 100 de 2022 do Global Powers of Luxury Goods.

Elaborado anualmente pela Deloitte, o Global Powers of Luxury Goods de 2022 mostra duas brasileiras entre as companhias mais poderosas do mercado mundial de luxo. O Grupo Soma estreia nesse Top 100 em 78º lugar, com vendas de artigos de luxo estimadas em US$385 milhões em 2021. Com alta de receita de 67,1%, a empresa nacional foi uma das que mais cresceram em relação a 2020 pelo ranking.

A receita total do Soma em 2021 calculada pela Deloitte é de US$517 milhões. Também a Vivara, que já integrava o ranking, experimentou aumento expressivo de receita (40%) nessa mesma comparação. As vendas da empresa do mercado de joalheria registrou US$272 milhões, integralmente obtidos com a venda de bens de luxo. O valor rendeu o 95º lugar, duas posições acima da ocupada no ranking anterior.

TOP 100

Soma estreia entre os mais poderosos do luxo

As cem maiores companhias de artigos de luxo do mundo geraram receita somada de US$305 bilhões em 2021. Corresponde a crescimento sobre os US$252 bilhões de 2020 e dos US$281 bilhões de 2019. As dez maiores companhias sustentaram 43,8% da receita total.

As Top 10 incluem, pela ordem: LVMH, Kering, The Estée Lauder Companies, Chanel Limited, L’Oreal Luxe, Compagnie Financière Richemont, Hermés International, Chow Tai Fook Jewellery Group, Rolex, China Nation Gold Group Gold Jewellery.

A LVMH permanece como líder com receita anual estimada de US$54,9 bilhões com artigos de luxo, de um total de US$75,9 bilhões. Apenas com a venda de bens de luxo, o grupo francês viu a receita crescer 55,9% em relação ao ano anterior.

Também o grupo Kering manteve a segunda posição no Global Powers of Luxury Goods com receita de US$20,8 bilhões, obtida somente com a venda de artigos de luxo. A companhia registrou alta de receita de 34,7%.