Uma mulher assume como CEO da Marisa

Uma mulher assume como CEO da Marisa

Andrea Menezes substitui João Nogueira Batista que liderou a reestruturação da varejista.

Uma mulher assume como CEO da Marisa

Em 76 anos desde a fundação, a Marisa Lojas terá pela primeira vez uma mulher no comando, com Andrea Menezes que assume como CEO no lugar de João Nogueira Batista, que deixa a varejista. Antes da nomeação a executiva atuava como membro independente do conselho de administração da empresa.

Com 27 anos de experiência no setor financeiro, Andrea Menezes atuou como conselheira de administração do Banco Fibra, foi CEO do Banco Standard de Investimentos e do Standard Bank. Acumula passagens pelos bancos JPMorgan, Banco Cargill, Merrill Lynch e Lehman Brothers Brasil. Ela é conselheira certificada pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa-IBGC, possui MBA em ESG (IBMEC) e Relações Governamentais (FGV), além ser Mestre em Ciências (Física) pela USP, salienta o comunicado da Marisa ao mercado.

Com a saída de Batista, além da nova CEO, a diretora financeira da Marisa Roberta Ribeiro Leal assume também a área de relações com investidores.

Uma busca rápida demonstra que nenhuma das grandes varejistas de moda brasileira tinha até o momento uma mulher como CEO.

NOVA FASE

Conforme o comunicado ao mercado, a troca na gestão da companhia ocorre como parte do plano de reestruturação. “A partir desta data entra em nova fase e contemplará, dentre outros vetores, o reposicionamento comercial da companhia”, acrescenta o inofrme.

A drástica reestruturação liderada por Nogueira envolveu, entre outras medidas, o fechamento de 89 lojas da Marisa até o final do primeiro semestre de 2023 e a decisão de encerrar o Mbank ao longo de 2024. Em setembro, último balanço divulgado, a varejista operava com 246 lojas.

De janeiro a setembro, a Marisa somou receita líquida de R$1,4 bilhão, queda de 26% sobre igual período de 2022, e ainda carregando prejuízo em nove meses.

foto: escritório central da Marisa (divulgação)