Análise da consultora de tendências da Denim Dudes faz recorte para demandas da geração Z.
Convidada pela Vicunha para vir ao Brasil, a analista de tendências para o jeans Amy Lerverton aborda a primavera 2024 fazendo um recorte para as demandas da geração Z. Ao iniciar a palestra de tendências, ela reconheceu ser difícil falar de moda no momento obscuro pelo qual o mundo atravessa, mas que ainda assim a indústria precisa apresentar seus lançamentos.
“Vai ser cada vez mais difícil ter novidades. Tudo já foi criado e todo mundo está usando tudo. Até a skinny voltou. A dificuldade está em saber onde investir. A ideia é diversificar”, aconselha a analista. Nessa mistura aparentemente desordenada, ela salienta que um ponto importante a ser considerado por empresas voltadas à geração Z é que esse público está muito inclinado a exercitar a expressão pessoal, com sede de atrair a atenção para si.
Sob essa perspectiva, Amy Leverton aborda direções que o jeans pode seguir até a primavera 2024.
DIREÇÕES
:: Ultracroppeds para mulheres.
:: Volta das calças produzidas com denim supereslástico.
:: Anos 2000: obsessão por essa década continua. “Em vez de vintage ou reproduzir modelos da época, os estilistas devem criar seu próprio material, com peças modernas”, recomenda.
:: Upcycling na moda é assunto recorrente há pelo menos 10 anos, diz. E vai continuar, mas com mais cuidado, avalia.
:: O activewear que satura o mercado vai continuar, até por conta de 2024 ser um ano de Olimpíadas, com as competições esportivas disputadas em Paris, na França.
:: Aplicar na moda o conceito destinado a roupas utilitárias, de trabalho, práticas e funcionais.
:: Texturas retornam com mais força.
:: Ao mesmo tempo, o jeans limpo ganha relevância na onda do quiet luxury.
:: Substituir as cores fortes que prevaleceram por tons mais neutros. Verde é importante, assegura. A paleta da primavera 2024 é limpa e clara, acrescenta.
foto: divulgação (Vicunha). Alterada com fundo desfocado.