O evento digital percorre as influências voltadas à estação de outono-inverno para o jeans.
Reforçando as influências já abordadas pelas têxteis nacionais, a nova edição do Denim PV aponta o norte do A/W 22-23 europeu. De realização digital, o evento reuniu direções a serem consideradas para o jeans das coleções de outono-inverno, que passam pelo uso mais intenso de
outras fibras naturais, além do algodão, na composição dos tecidos da estação.A mistura com linho é um dos insumos que o Denim Première Vision vem destacando desde a edição passada. E na edição atual arranha a discussão em torno da substituição do índigo sintético pelo índigo natural nos processos produtivos.
A planta Indigofera Tintoria ofereceria uma alternativa por se tratar de uma fonte renovável, destacou artigo publicado no site do evento.
Como o uso intensivo do corante natural pela indústria poderia gerar extrações excessivas, outras fontes de corantes naturais estariam sendo pesquisadas para obter resultados semelhantes.
Pesquisas envolvem uso de fungos, ervas, flores ou extratos de madeira, além de corantes de origem mineral como pigmentos retirados de rochas ou do solo, como argila.
EFEITOS E CORES
A bússola do A/W 22-23 do Denim PV aponta a inspiração para as regiões do norte polar. Por essa direção, cores e estampas passeiam tanto pelas paisagens nevadas e congeladas quanto pelos fenômenos naturais, como a aurora boreal e céu estrelado.
Assim, não por acaso, tem destaque o retorno mais contundente da sarja colorida, em tonalidades derivadas dos elementos da terra.
A principal cor da estação é o laranja luminoso trabalhando em lavanderia para estonagens suaves e algum contraste.
Overdyed é um processo a ser considerado, tanto para a sarja quanto para o denim.
No denim, os azuis são bem claros ou muito profundos, e o espaço para o black denim segue garantido.
Os efeitos de lavanderia transitam das sombras sutis em bases azuis aos contrastes intensos no denim black; os mamorizados e os craquelados localizados permanecem em destaque.
O Denim Première Vision acena ainda com estampas feitas a laser em padrões baseados na natureza, das habituais flores e plantas aos raios provocados por descargas elétricas antes das tempestades.