Especialistas do Senac Moda Informação dão as direções assumidas pelo mercado internacional para calças jeans
As propostas dos especialistas que trataram de jeans no Senac Moda Informação para o inverno 2007, evento realizado na semana passada, privilegiam os detalhes nas calças. Nos acabamentos internos, aparecem cada vez mais tecidos de camisaria e os floridos servindo de forro de bolsos ou para cós.
Os bolsos, sobretudo os traseiros, ganham destaque nas coleções em formatos variados – com lapela, arredondados, dobrados, com cânula de plástico para dar efeito de abertos, com zíperes e a maioria deles deslocados na direção das laterais dos quadris e para baixo.
Outra tendência é a combinação na mesma peça de rebites de diferentes tamanhos, cores e formatos. Assim como o uso de linhas de cores diferentes para fechar a peça ou usar fio lurex na costuras de modelos em denim black. Passantes retorcidos ou revestidos de couro e etiquetas de cetim aparecem em diversos modelos, destacou em sua palestra, Fernando Aidar, consultor de moda.
“O jeans está mais simples no desenho, porém, mais engenhoso nos detalhes e nas construções”, observou Mauricio Lima Lobo, gerente de produto e estilo, durante apresentação no Senac Moda Informação. As lavagens não são muito diferentes do que tem sido recomendado para o verão 2007.
Variam em torno de técnicas conhecidas de dirty, estonado, lixado, desbotado, jatos de permanganato. Os puídos e ralados são leves e complementam o acabamento sem serem ostensivos. Os rasgados aparecem bem menos.