Olimpíada 2024 converte o Sena em passarela

Olimpíada 2024 converte o Sena em passarela

Países capricham nos trajes dos atletas para a cerimônia de abertura a céu aberto deslizando pelo rio.

Pela primeira vez na história das Olimpíadas, a cerimônia de abertura dos jogos será realizada fora de um estádio. Em ousada decisão do comitê olímpico da edição de Paris, os atletas vão desfilar em barcos que deslizarão pelo Sena, o rio que corta a cidade. O público acompanhará o evento das margens. Estimulados pelo clima da capital da moda, a Olimpíada 2024 converte o Sena em passarela na abertura dos jogos em 26 de julho.

Os comitês olímpicos capricharam nos convites para estilistas, marcas e varejistas famosos desenvolverem os trajes das cerimônias de abertura e de encerramento. A Olimpíada 2024 termina em 11 de agosto na Place de la Concorde.

Quase todas as parcerias também envolvem a venda antecipada no varejo dos uniformes oficiais ou adaptados para os torcedores.

ESPORTE E MODA

Em abril, a cem dias do início dos jogos, 4 países anteciparam suas escolhas, publicadas pelo GBLjeans. O Brasil foi um deles, em parceria com a Riachuelo, que vestirá os 277 atletas que disputarão os jogos olímpicos. Também anteciparam a divulgação dos trajes oficiais a França com a Berluti (marca da holding LVMH), o Canadá com Lululemon e Austrália com a Sportscraft.

EUA COM RALPH LAUREN

Ralph Lauren veste time americano na Olimpíada

Um mês antes da abertura da Olimpíada de Paris a marca Ralph Lauren divulgou os uniformes que, assim como o Brasil, terá peças em denim. Os atletas americanos vestirão calça jeans combinada a clássico blazer de lã marinho e fechamento trespassado com detalhes em vermelho e branco e uma camisa oxford listrada. Nos pés, calçados de camurça. Para o conjunto de encerramento, a marca optou por calças de jeans branco.

ITÁLIA COM EMPORIO ARMANI

Por enquanto, Emporio Armani divulgou apenas o kit que os atletas da Itália usarão no dia a dia. Ainda não apresentou os trajes das cerimônias de abertura e encerramento da Olimpíada de Paris que usa o Sena de passarela.

PAÍSES BAIXOS COM DENHAM

Olimpíada 2024 Países Baixo com Debham

O time dos Países Baixos (ex-Holanda) vestirá conjunto de jaqueta e calça denim desenhado pela Denham, marca holandesa de jeans, para a cerimônia de abertura da Olimpíada 2024. As peças foram produzidas com denim leve (6oz) desenvolvido pela Advanced, com mistura de fibras para garantir a termorregulação. Além disso, a marca também desenhou, e produziu, as roupas para o dia a dia dos atletas durante o evento.

REINO UNIDO COM BEN SHERMAN

Olimpíada Paris Reino Unido converte o Sena em passarela

Assim como outras equipes, o comitê do Reino Unido fez parceria com um varejista de moda local para os trajes oficiais. Ben Sherman apresenta uma jaqueta estilo bomber, polo e calças oxford azul claro com cós de fita Union Jack. Em todas as peças, incluindo as meias, as roupas têm estampa inspirada nas espécies florais simbólicas que representam as quatro nações do Reino Unido. Tem a rosa, da Inglaterra; o narciso, do País de Gales; o cardo, da Escócia; e o trevo de três folhas, da Irlanda do Norte. A jaqueta conta, ainda, com bordado das flores na parte de trás. Para o encerramento da Olimpíada 2024, na Place de La Concorde, a varejista mistura camisa estampada com as quatro mesmas flores, shorts oxford, cinto estiloso e mocassins de camurça.

ÍNDIA COM TASVA X TARUN TAHILIANI

Olimpíada 2024 India converte o Sena em passarela

Para o time da Índia, o comitê local fez parceria envolvendo o designer Tarun Tahiliani e a marca local de moda masculina Tasva. Para a cerimônia de abertura, os atletas masculinos usarão conjuntos kurta bundi, enquanto as atletas femininas usarão saris com painéis impressos digitalmente em tons de açafrão e verde, simbolizando o Ashoka Chakra para paz e unidade. Todos calçarão tênis.