Têxteis abordam tendências do inverno 2025

Têxteis abordam tendências do inverno 2025

Volta dos resinados com aspecto de couro e a silhueta barrel para calças estão entre as direções.

Têxteis abordam tendências do inverno 2025

Pela amplitude de possibilidades, fica cada vez mais difícil para os analistas definir tendências de moda. Para um mercado como o jeans, que veste a quase totalidade da população brasileira, a tarefa se mostra ainda mais complexa porque tudo cabe e importa. Das palestras de moda realizadas na semana de lançamentos de produtos, em São Paulo, o balanço mostra que as têxteis abordam com cautela as tendências do inverno 2025.

Mais que silhuetas e modelos, a mensagem de todos passa pela necessidade de as marcas abraçarem uma nova abordagem de mercado, considerando a conexão com públicos, comportamento e propósito. “Antes era observar, se inspirar e trazer [o produto]. Hoje isso não basta. Para ser relevante, a marca precisa de identidade e relacionamentos legítimos com o público que atende”, resumiu em sua apresentação Sueli Pereira, gerente de moda e comunicação da Santista Jeanswear.

Abastecido por um volume enorme de informações, o consumidor atual busca alinhamento com as marcas. Conhecer para quem vende é fundamental para as marcas. Sempre foi assim. Contudo, frente a uma realidade de concorrência extrema e consumo contido, a relevância do que vende e para quem vende assegura a longevidade da empresa.

“O consumidor da sua marca não é ‘um amigo imaginário’, ele precisa ser conhecido, entendido e agradado”, afirmou Marcelo Prado, diretor do Iemi, empresa de pesquisa econômica, ao apontar estratégias de crescimento e geração de valor durante palestra na semana de lançamentos das têxteis a convite da Covolan. Ele contou ser comum ouvir de gestores de marca que afirmam conhecer seu público, descrevendo uma persona genérica criada pela equipe interna para desenvolver as coleções. Mas que nem sempre é a que gira o caixa, alerta Prado.

TENDÊNCIAS DO INVERNO 2025

Modelo de calça barrel da Alaïa

No balanço geral das palestras das têxteis que abordam as tendências do inverno 2025, destaque para a volta dos tecidos resinados com cara de couro brilhante. Já são uma realidade a ser experimentada em 2024 as calças de silhueta barrel (amplas nos quadris e que afunilam até os tornozelos) que permanecem para 2025.

Foram mencionadas as direções do jeans de aplicação imediata incluindo o western; o denim black; o raw denim; e a associação com os esportes (em formas e cores ácidas) estimulada pela realização das Olimpíadas de Paris entre julho e agosto.

Para o inverno de 2025, as têxteis abordam que tendências como alfaiataria aplicada ao jeans se estendem e alavancam a venda de raw denim.

As silhuetas são amplas e com volume de maneira a vestir corpos de tamanhos diferentes.

Mistura de materiais especialmente com o denim raw, além de texturas aplicadas às superfícies dos tecidos são recursos a considerar para o jeans do inverno.

Workwear e elementos dos uniformes militares merecem releitura, assim como permanecem as bermudas amplas (para homens e mulheres), os macacões, os conjuntos e as saias de todos os comprimentos.

Daqui para frente o exercício da modelagem no jeans será imprescindível.

As abordagens do inverno 2025 tiveram palestras pela Vicunha, com as coolhunter Laryssa Mello, ao vivo, e Lorena Botti, com participação remota a partir do Rio Grande do Sul; pela Canatiba, com Bia Aidar; pela Capricórnio, com Rodrigo Zen; e pela Santana Textiles, com Airam Pagliosa, gerente de produto e marketing.