Concurso promovido pela secretaria estadual de São Paulo terá disputas regionais em cinco cidades, com os vencedores concorrendo na etapa internacional.
Desde o ano passado, o Concurso Moda Inclusiva promovido pela secretaria estadual de São Paulo dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) abriu as fronteiras, aceitando a participação de estudantes e profissionais do setor de fora do estado e do Brasil. A novidade da edição de 2015 é o maior número de cidades do interior disputando as etapas regionais: Araçatuba, Bauru, Botucatu, Presidente Prudente e São José dos Campos.
As inscrições já começaram e acabam em 31 de julho, para as etapas regionais e internacional. Em agosto, a secretaria anuncia os 20 selecionados para a final da sétima edição do concurso prevista para novembro, na capital paulista. Podem participar estudantes matriculados em instituição de ensino superior ou escola técnica, alunos de cursos livres, ou profissionais formados na área de Moda.
As cinco etapas regionais e que vão indicar os selecionados para o desfile final já têm data marcada, em agosto. Começa por Presidente Prudente, no dia 4; segue para Araçatuba, 6; Bauru, 10; Botucatu, 11; e termina em São José dos Campos, no dia 13. O prêmio dos vencedores regionais será a isenção do valor da inscrição e dos custos de envio do projeto para o VII Concurso de Moda Inclusiva, informa a secretaria.
Os 20 melhores trabalhos que participarão do desfile classificatório receberão tecido da Vicunha para a confecção das roupas. As três melhores colocações serão premiadas, sendo que o primeiro é premiado com estágio de um mês na Vicunha. A secretaria enfatiza que há mercado para roupas destinadas a pessoas com alguma restrição física ou motora. Segundo dados divulgados pela pasta, o Brasil tem, hoje, cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Somente no Estado de São Paulo, esse contingente ultrapassaria 9 milhões.