Artista cria obras com base no denim

Em sua passagem pelo Brasil, Ian Berry trouxe um retrato feito em homenagem a Ayrton Senna no qual utilizou pedaços de jeans doados pela família do ex-piloto.

O artista britânico Ian Berry, mundialmente conhecido como “Denimu” visitou o showroom da Vicunha Têxtil neste mês, durante sua primeira visita ao Brasil, para apresentar seu trabalho feito inteiramente com denim. Formado em design gráfico, Ian Berry mudou-se para Londres e começou a fazer experimentações com retalhos de jeans usados, que resultaram em obras de arte.

Em sua passagem pelo Brasil, Ian trouxe um retrato feito em homenagem a Ayrton Senna, nomeado “Ayrton Senna Sempre”, no qual utilizou pedaços de jeans doados pela família do ex-piloto. Para a obra, que levou em torno de cinco semanas para ser concluída, foram utilizados cerca de 20 pares de calças. O resultado deste trabalho também foi apresentado no último dia 5 de novembro durante encontro com familiares e convidados no Instituto Ayrton Senna.

Ian Berry vive entre a Suécia e a Holanda, mais precisamente em Amsterdam, onde se concentra na técnica de elaborar retratos minuciosos de pessoas e paisagens urbanas, substituindo a tinta por pequenos recortes de jeans usados. Para alcançar o resultado desejado, que implica em obras de com contrastes perfeitos de sombra, Berry busca pedaços de tecidos de diferentes lavagens e nuances. Esse cuidado resulta em qualidade refletiva e brilho metálico no resultado final de seus trabalhos, bastante impactantes quando vistos de perto. Para conseguir todo o material necessário, ele recebe doações e realiza buscas constantes em lojas vintage e de caridade.

GALERIA DE FOTOS


  • Foto 1
  • Foto 2
  • Foto 3