Bolsa que vira quatro modelos

A criação ficou com o terceiro lugar na categoria Processo Inovador

 

Projeto que torna mais prática a escolha de uma bolsa que atenda todas as necessidades diárias foi um dos finalistas da última edição do concurso Inova Senai, realizada em agosto. “Percebi que no dia a dia precisava carregar várias bolsas para me adequar a diferentes situações. O que fizemos foi juntar em uma só bolsa quatro modelos diferentes, que, com as mudanças, pudessem ser utilizados tanto para ir a academia quanto a um jantar”, conta Angela Maria Oliveira, professora de Modelagem e Corte e Costura do Senai, e uma das participantes do grupo que, com o projeto, conquistou o terceiro lugar da categoria Processo Inovador. 

Trabalho: Inscritos na categoria Processo Inovador do Inova Senai, o grupo de docentes composto por Angela Maria de Oliveira, Fabiano Santos Rodrigues e Vanda Alves Cordeiro Romero foi aprovado para a fase final do concurso. De 200 projetos pré-selecionados, apenas os cem melhores são classificados para as apresentações no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

 

Descrição: Foi elaborada uma bolsa com diferentes feixes e alças que pode ser modificada em quatro modelos diferentes. Há a possibilidade de utilizá-la como bolsa de mão, a tiracolo ou, ainda, como uma mochila. Além disso, quando a bolsa é usada com a alça menor, a maior se transforma em um cinto.

Tecido Empregado: A bolsa produzida para o concurso foi feita em couro metalizado, além de um tecido cuja trama é mesclada com fitas e correntes. De acordo com Ângela, a bolsa pode ser feita com qualquer tipo de tecido.

 

Detalhes: Para que a bolsa pudesse ser modificada e se adaptasse a várias formas, foram usados zíperes, argolas e mosquetões. São esses elementos que determinam o formato do modelo.

Fotos: acervo Senai