Estão abertas as inscrições para o concurso, que é um evento paralelo à feira Tecnotêxtil, a ser realizada entre 12 e 15 de abril, na capital paulista
O concurso Brasil Fashion Designer abriu hoje, 11, a etapa de inscrições para estudantes de cursos de Moda dos estados do sudeste ou recém-formados da área, que tenham concluído o curso em instituições de ensino da região até o limite de dois anos. O prazo termina em 17 de janeiro e três dias depois serão anunciados os finalistas.
Para concorrer, os candidatos terão que enviar croquis de coleção para o outono/inverno 2011 com oito modelos, a partir do tema A arte de Athur Bispo do Rosário, artista brasileiro que criava bordados, estandartes, objetos (como faixas de miss), trabalhos de assemblage a partir de sobras de tecidos e sucata encontrada no hospital psiquiátrico em que viveu boa parte da vida. Os dez melhores disputarão a final, em desfile realizado na noite de abertura da feira Tecnotêxtil, a ser realizada entre 12 e 15 de abril, na capital paulista, quando será escolhido o vencedor.
Os finalistas terão que confeccionar as peças que compõem os oito looks enviados. Também deverão eleger um dos modelos para criar uma versão para a boneca Suzi, a Barbie brasileira, ou para o boneco Beto, o namorado dela, ambos fabricados pela Brinquedos Estrela. Todos os croquis deverão ser desenvolvidos no software Audaces nas Nuvens, uma versão do programa de criação de desenho técnico de moda desenvolvida para o concurso pela Audaces, que estará disponível para download a partir do dia 22 de novembro.
Os tecidos empregados pelos finalistas serão fornecidos por Tavex, Vicunha, Cedro e Adar. A Vicunha informou que cederá quatro artigos: o Moss Black (power stretch)e o Lynn, da linha denim, o Kidman (construção cetim) e o Lugano Plus (toque empapelado), da linha de brins. A Tavex afirma que serão fornecidos artigos especiais como o Bio Denim, tecido produzido com algodão reciclado, fibras e fios reaproveitados do próprio processo industrial.