Com a escolha, as duas empresas seguem para nova fase do projeto conduzido pelo programa Texbrasil, com o intuito de lançá-las no mercado internacional.
Mais duas marcas passam a integrar o programa de internacionalização da indústria da moda brasileira, o Texbrasil, mantido pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e pela Apex-Brasil. Iara Wisnik e Japonique foram incluídas, ao vencerem a terceira edição do concurso BtoBe (Brazilians to Be), organizado a partir da parceria entre o Texbrasil e a Casa de Criadores.
Segundo o programa, a partir de agora, as duas marcas entram em uma nova fase, dispondo de “infraestrutura para se lançarem no mercado internacional”. Devem receber consultoria, treinamento e orientação especializada em temas estratégicos na área de negócios e terão apoio para participar de uma feira fora do país custeada pelo próprio projeto. Para a escolha das duas marcas vencedoras, o júri considerou coleção mais recente, mix de produtos, plano de negócios e visão dos empreendedores sobre o mercado de moda global.
Criada no ano passado, a marca da estilista Iara Wisnik está voltada para mulheres e procura usar materiais, processos e técnicas nacionais sustentáveis, não se atendo a estações, mas, há ciclos de uso de um ano, diz a empresa. Em comunicado ao mercado, a estilista afirma que participou do concurso com planos de estruturar melhor a empresa e partir para novos mercados. “Também quero ampliar o mix de matérias-primas, trabalhar com mais tecidos, inserir o jeans, por exemplo”, declarou Iara.
Também de São Paulo, a Japonique é uma loja de gadgets da cultura pop japonesa que, há um ano e meio, passou a produzir quimonos femininos, com tecidos e estampas adaptados ao clima brasileiro, em quatro modelagens permanentes. A intenção da empresa ao disputar o concurso foi “principalmente, alavancar a marca no exterior, pois trabalhamos com capital restrito nesse sentido”, declarou em comunicado do Texbrasil, Janaina Tahira, dona da marca junto com a sócia Agustina Comas.