A 17ª. edição do evento a ser realizado em Fortaleza, no Ceará, no início do próximo mês, vai contar com três eixos de atuação: moda e design; formação; cultura e economia.
O Dragão Fashion Brasil (DFB) terá sua 17ª. edição entre os dias 4 a 7 de maio, em Fortaleza, no Ceará. Segundo os organizadores, o evento deste ano propõe um olhar sobre a América Latina e sua influência para a manutenção da identidade da moda e da cultura, além de promover a integração entre o potencial criativo das marcas autorais da região e as demandas do mercado. No line up serão 32 desfiles, assinados por 22 criadores, a maioria do Ceará, além da marca colombiana Lenerd.
Neste ano, o evento vai contar com três eixos de atuação: moda e design; formação; moda, cultura e economia. Reconhecido como um dos principais eventos de moda autoral do país, o DFB volta a ser montado no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza, com layout reformulado em relação ao ano passado. De acordo com a organização, será usado todo o espaço do terminal, explorando também o segundo andar do prédio, onde será erguida a Arena DFB, com áreas destinadas a oficinas, workshops e palestras do Dragão Pensando Moda. Entre as novidades consta a primeira edição da Convenção e do Seminário LatinoAmericano de Moda, Cultura e Desenvovimento, realizado em parceria com o Senac do estado, de modo a reunir representantes dos setores público e privado de diferentes partes do continente para discutir os rumos da indústria e a construção de uma identidade de moda para a região.
Também está prevista a realização da primeira Convenção dos Cursos de Moda do Ceará. A expectativa é reunir em torno de 800 estudantes das seis faculdades cearenses de Design de Moda. Na pauta de discussão estão a proposta de incluir ensino das tipologias artesanais na grade curricular dessas faculdades e o Projeto LAB, parceria entre o DFB e grandes empresas de varejo, com foco em capacitação e inserção de jovens no mercado de trabalho.
Entre os projetos já consolidados que constam da programação do evento está o Concurso dos Novos e que, neste ano, destaca o artesanato da Colômbia. Participam grupos de cada escola. Os selecionados devem desenvolver uma minicoleção que é apresentada em desfile coletivo durante o evento. As três primeiras equipes colocadas ganham troféus e o primeiro lugar, um prêmio em dinheiro. Em 2016, as instituições finalistas foram: Centro Universitário Senac Santo Amaro (SP); IDECC (CE); IESB (DF); UFC (CE); UNAMA (PA); UNIFOR (CE); e Universidade Estadual de Maringá (PR).
O projeto Comunidade Moda é realizado em parceria com a TV Cidade, no formato de reality show que mostra as diferentes etapas de criação e produção de uma coleção cápsula assinada por jovens talentos de comunidades da periferia de Fortaleza. Os finalistas terão o trabalho apresentado no evento. O vencedor é premiado com uma vaga no line up do evento no próximo ano, com a produção das peças sob responsabilidade do Senac/Ceará. O lançamento oficial do DFB2016 foi ontem, 19 de abril, com coquetel, na Vila Azul do Mar, do Beach Park, em Fortaleza, com a presença de personalidades da moda e de atrações musicais.