Alunos da Sigbol reproduziram 30 figurinos entre os diferentes programas exibidos na televisão brasileira desde o final da década de 1950.
Até o dia 4 de junho, quem passar pelo Shopping Frei Caneca, na capital de São Paulo, pode visitar a exposição “A história da moda na televisão brasileira”. Alunos do curso de Moda da escola Sigbol Fashion criaram 30 miniaturas de figurinos retirados dos principais ícones da televisão a partir da década de 1950, incluindo personagens de novelas, filmes, apresentadores e músicos. Estão lá, roupas usadas por Hebe Camargo, Carmem Miranda e Xuxa. Entre novelas antigas e novas, estão o figurino da delegada Heloísa, da novela Salve Jorge da Globo, da Chayene, protagonista da novela Cheias de Charme, além de Roque Santeiro, Escrava Isaura e Hilda Furcão.
A ideia é explorar esse tema tão rico e importante para a nossa cultura, já que a TV é um veículo que atinge a massa. Por isso, fizemos uma releitura das roupas de ícones televisivos, que viraram alvos de desejo e inspiração de diversos públicos”, explica Roberta Detti, coordenadora do núcleo de Moda da escola. O shopping, que já abrigou apresentações de trabalhos dos alunos da Sigbol, será o primeiro a receber a exposição. “Temos uma grande proximidade com arte e moda. É uma honra abrir a mostra sobre esses temas e ressaltar suas relações com a televisão, muito representativa na vida dos brasileiros”, conta Andréia Perini, gerente de marketing do empreendimento.