Durante o Ceará Moda Contemporânea, realizado esta semana, em Fortaleza, profissionais vão mostrar peças desenvolvidas com tecidos da Vicunha.
A edição 2016 do Ceará Moda Contemporânea, salão internacional de moda e negócios realizado em Fortaleza (CE), de 27 a 29 de abril, promove concurso para dar espaço a novos talentos. Os sete finalistas da categoria Design, que concorrem a uma viagem de capacitação no Circuito de Moda no Centro Internacional de Negócios (CIN), basearam as suas coleções no tema O centenário é do samba e a moda faz o enredo. Eles desenvolveram looks com tecidos fornecidos pela Vicunha, fabricante de denim e sarja que patrocina o Concurso Ceará Moda Contemporânea.
Entre os participantes, Gleyson Portela tomou como inrpiração a brasilidade de Carmen Miranda e Paulo Portela, criador da Escola de Samba da Portela, para elaborar sua coleção que tem aplicação de tules de várias cores sobre tecidos jeans para criar efeito de texturas, além de rendas.
O estilista Marcos Antônio Silva baseou-se na cultura africana para resgatar a origem do samba em sua coleção. As peças apresentam modelagens que valorizam as curvas do corpo feminino, com composições trabalhadas em couro e acabamentos brilhantes e acetinados. Com o brim Mike, da Vicunha, criou peças de alfaiataria, como um top cropped com macacão em cor crua. Já o brim elastizado Haiti Plus II foi escolhido para a criação de saias de diferentes cortes, das mais justas às mais amplas.
A tristeza de sambas que tratam em suas letras de temas como o fim de relações amorosas foi inspiração para Bruno Bandeira, que apostou em uma coleção com peças contemporâneas em tons escuros. O estilista escolheu o brim Cher, com resina glossy, para remeter à melancolia associada à noite. Na cor preta, trabalhou no tecido diferentes recortes a laser para obter um mix de texturas.
O desfile que escolhe o vencedor está marcado para essa quinta-feira, 28 de abril, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O evento tem a parceria de entidades empresariais do Ceará: Sindroupas, Sindconfecções e Sinditêxtil, sendo organizado pela New Stage. Conta com patrocínio do sistema S do estado (Sebrae e Senai), além da Fiec (Federação das Indústrias do Estado do Ceará).