Prêmio Brasil Criativo vai aceitar projetos que tenham no mínimo seis meses de funcionamento entre o ciclo de criação, produção e distribuição de produtos e serviços.
No próximo dia 28 de agosto, será lançado em São Paulo o Prêmio Brasil Criativo – Nossa essência reconhecida, projeto que tem como objetivo atrair empreendedores e modelos de negócio inovadores em 22 categorias, incluindo moda, em cinco campos de interesse da economia: Criações Culturais e Funcionais, Audiovisual e Literatura, Patrimônios, Artes de espetáculo e Expressões culturais, além do prêmio de Reconhecimento por Trabalho Consagrado. O prêmio é patrocinado pelo Ministério da Cultura, pela 3M e pelo Sebrae, e conta com o apoio do Catraca Livre, da Endeavor, do Brasil Post, da youPIX e do Itaú Cultural. A iniciativa e realização é da ProjectHub, uma rede global de empreendedores.
De acordo com Lucas Foster, diretor executivo da ProjectHub, a moda é um dos setores mais relevantes da economia criativa no Brasil. “Existem muitas escolas formando profissionais, o varejo brasileiro está em crescimento e, cada vez mais, os estilistas estão criando coragem para empreender o seu próprio negócio, principalmente com sites de e-commerce que trazem diversas ferramentas, por isso, esperamos muitos projetos desta área”, diz Foster.
Serão aceitas iniciativas que tenham no mínimo seis meses de funcionamento, dentro do ciclo de criação, produção e distribuição de produtos e serviços de moda. “Esperamos inscrições não só de criadores mas também de varejistas que lançaram plataformas de distribuição e romperam modelos de vendas com o e-commerce”, exemplifica. O prêmio vai levar em conta além da inovação, projetos sustentáveis, diversidade cultural, inclusão, empreendedorismo e interatividade. “Buscamos não só criadores mas também empreendedores da economia criativa”, explica o executivo.
O ganhador receberá capacitação por três meses em conteúdos técnicos de gestão e processos criativos e estruturação de modelos de negócios, além de ter contato com investidores. A meta, segundo Foster, é ter 2 mil inscrições em todas as áreas. As inscrições serão iniciadas a partir da meia-noite do dia 29 de agosto pelo hotsite do prêmio Brasil Criativo. Haverá uma primeira seleção realizada pelos curadores, uma segunda eleição por voto popular na internet e a seleção final, na qual os curadores escolherão um trabalho de cada categoria. A cerimônia de premiação será realizada no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, no dia 3 de dezembro.