Jovens estilistas do mundo todo têm até 7 de fevereiro para tentar a disputa, cujo vencedor receberá 300 mil euros e apoio técnico da equipe do grupo de moda.
O grupo de moda LVMH, um dos maiores do mundo e sob o qual operam 15 grifes de luxo só na área de moda, como Louis Vuitton, Fendi, Christian Dior, Givenchy, deu prazo até 7 de fevereiro para que jovens estilistas do mundo inteiro disputem o seu LVMH Prize, criado em 2013. Da competição podem participar estilistas com menos de 40 anos que produziram, pelo menos, duas coleções de roupas, masculinas ou femininas, só não vale de acessórios.
Recém formados em Moda de faculdades do mundo também podem se inscrever, mas, na categoria Graduate, desde que tenham concluído o curso em 2015 e desenvolvido pelo menos seis looks originais ao longo da graduação. Para esses, as inscrições ficam abertas até 15 de maio, afirma a companhia em comunicado ao mercado.
Para os jovens designers, o grupo reserva prêmio de 300 mil euros ao vencedor, além de suporte técnico e financeiro de sua equipe por 12 meses. “Este apoio abrange todas as áreas de conhecimento que são fundamentais para uma jovem marca de moda (de propriedade intelectual, sourcing, produção e distribuição, imagem e publicidade, marketing, etc.)”, explica o comunicado. Na categoria Graduate, três formandos serão escolhidos e receberão 10 mil euros e estágio de um ano em uma das marcas do grupo.
Os vencedores serão anunciados em junho. Inicialmente, a equipe do LVMH Prize seleciona a lista de candidatos. Em seguida, um comitê internacional de especialistas indica os finalistas. Em junho, o júri mais famoso do mundo reúne para escolher o vencedor. Nessa terceira edição do prêmio, do júri participam oito diretores de criação das LVMH Houses: Jonathan Anderson (Loewe), Nicolas Ghesquière (Louis Vuitton), Marc Jacobs (Marc Jacobs), Karl Lagerfeld (Fendi), Humberto Leon e Carol Lim (Kenzo), Phoebe Philo (Céline) e Riccardo Tisci (Givenchy). Completam a bancada Delphine Arnault (vice-presidente executiva da Louis Vuitton), Jean-Paul Claverie (diretor da LVMH Corporate Philanthropy) e Pierre-Yves Roussel (chairman e chief executive officer do LVMH Fashion Group).
A primeira edição do prêmio, em 2014, foi vencida pelo canadense Thomas Tait, radicado em Londres; e a segunda, em 2015, pela dupla de estilistas portugueses Marques’Almeida, que também mora em Londres.