Edital da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo tem como objetivo a formulação de políticas públicas e a difusão do conceito de economia criativa.
A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo abriu inscrições para o edital do ProAC (Programa de Ação Cultural) de Economia Criativa destinado a diversos segmentos, incluindo a moda. As inscrições para o concurso são feitas pelo site da secretaria até 29 de agosto. Vai selecionar dez projetos com prêmio de R$ 21 mil. A idéia é que esses projetos possam colaborar com a formulação de políticas públicas e a difusão do conceito de economia criativa, levando em conta iniciativas de qualificação e formação envolvendo moda, artesanato, gastronomia e novas mídias.
De acordo com a secretaria, serão selecionadas as melhores propostas, que devem estar diretamente relacionadas a temas de interesse cultural. A escolha dos projetos será feita por uma comissão composta por especialistas de cada segmento. O órgão informa também que neste ano o edital valorizará os projetos que trouxerem pesquisas, estudos e propostas sobre o assunto no estado de São Paulo, avaliando os impactos de financiamento à cultura e suas contribuições para a economia criativa.
Os editais estabelecem que 50% dos projetos contemplados sejam de proponentes do interior, litoral e Grande São Paulo. Ao se inscrever, o interessado que deseja inserir o seu projeto dentro da cota deverá comprovar atuação artística na região, assim como sua sede e residência por meio de comprovante de endereço cadastrado. Todas essas informações devem ser declaradas no sistema digital.