Tricô, crochê e macramê feitos com o tecido garantiram detalhes dos modelos criados por Mayra Mayumi para o desfile final de concurso para jovens designers
Ao participar da edição do Lycra Future Designers, concurso promovido pela Invista cuja final foi realizada na semana passada, em São Paulo (SP), Mayra Mayumi, estudante da Fundação Mineira de Educação e Cultura, decidiu empregar técnicas como crochê, macramê e tricô, feitos em denim, na criação dos modelos. Com o vestido tubo, todo feito de tricô, ela ficou entre os finalistas, mas os outros três vestidos não empolgaram os jurados e ela não figurou entre os vencedores.
O vestido longo criado por Mayra foi tricotado com tiras de denim cortadas em 0,5 cm de largura cada uma. “Desenvolvi um tricô feito de tiras de jeans, cortei tira por tira, de meio centímetro mais ou menos cada uma, e as tricotei formando a rede com a qual irei capturar as diversas espécies de borboletas para compor minha coleção”, explica a mineira, ligando ao tema da mini-coleção criada para o concurso, inspirada em borboletas.
Ela também criou o vestido nomeado Lepidóptera, que teve mais de mil tiras de 2cm de largura por 16cm de altura amarradas com ponto esmirna sobre um base feita de crochê, por quase todo o vestido; exceto nas mangas, feitas com recortes. “Essa técnica é usada muitas vezes para fazer tapetes, e eu fiquei muito satisfeita com o resultado no vestido”, acrescenta a estudante.
Em outro modelos misturou o corte convencional de vestido com pontos de macramê. Nas costas e nas laterais, Mayra confeccionou o nó chato, fazendo uma espécie de tela. Para desenhar um olho, ela usou o ponto festonê nas costas.
Para o terceiro vestido, a estudante representou as asas das borboletas desenhadas no denim blue e usadas do lado avesso, diferenciando a coloração e dando volume com mais de 300 asas costuradas ao longo do comprimento do vestido. O modelo ganhou ainda um capuz de tricô, feito com tiras de 0,5 cm de denim, assim como no vestido longo apresentado na semifinal.
A participação de Mayra no Lycra Future Designers marca o início da carreira da estilista que demonstra afeição pelo tecido que a colocou entre os seis melhores da competição. “Eu adorei trabalhar com jeans, porque me permitiu criar coisas inusitadas, que me deixaram muito feliz com o resultado”, declara a finalista.
fotos: divulgação