Lojas acertam no mix de produtos baseado no gosto do cliente, mas há exceções
Junto com o lançamento das coleções das principais marcas do país para o verão 2009, começam as compras das multimarcas brasileiras, que buscam tirar o que há de melhor em cada uma das confecções que compõem o mix de suas lojas. Assim como não há garantia de sucesso no desenvolvimento de peças para a coleção de uma marca, não há, também, garantia de sucesso para as lojas multimarcas, que se baseiam nas tendências, na mídia e em lançamentos para formar sua linha de produtos.
Baseando-se no gosto da clientela, muitas dessas lojas conseguem diminuir os riscos de estoque em suas empresas, apostando mais em peças mais discretas ou que tenham mais a ver com seu público. Para essa estação, as lojas se abasteceram dos produtos em alta nas confecções, no entanto, algumas das empresas tiveram o cuidado de adquirir poucos itens dos modelos mais diferentes, temendo que não fossem vendidos.
As calças pantalona e as com boca de sino são um bom exemplo. Os modelos foram o segundo e o terceiro itens mais comprados pelas multimarcas brasileiras, de acordo com os especiais GBLjeans Multimarcas, produzidos durante a composição das coleções de verão 2009 das lojas, no entanto, os itens são raramente vistos na rotina da população.
Além desses, outro que não se destaca são as peças de cintura alta que, apontadas como hit por muitas marcas, não decolaram nas ruas. Em contrapartida, um dos modelos comprados com mais receio pelas multimarcas, a calça sarouel, aparece bastante no verão, perdendo, apenas, para os modelos retos e para a skinny, campeã de vendas há algumas temporadas.
Junto com as calças, que continuam populares apesar do clima quente, aparecem shorts, saias, bermudas de diferentes comprimentos, vestidos e macacões, que fazem sucesso nas ruas e nas coleções da multimarcas.
Tendo como principais apostas de lavagens os tons de azul, cinza, preto e estampa xadrez, as lojas acertam mais uma vez, já que essas são as cores mais vistas no dia-a-dia dessa estação. Dando preferência a efeitos discretos, as multimarcas apostaram nas estonagens e nos desgastes, que também foram bem recebidos pelo público.
fotos: reprodução