Novo produto é recomendado para uso associado a corantes desbotáveis e permite aplicar efeito tie dye em grandes volumes.
Com o lançamento da pasta sintética de corrosão, a Coratex visa atender a demanda para aplicar o efeito tie dye em grandes volumes de produção. De acordo com Fernando Siebert, diretor da empresa do setor químico Coratex, o produto permite realizar o tie dye na mesma partida, reduzindo assim a variação de efeitos em um mesmo lote. Depois do tingimento, diz, solta a água, as roupas são centrifugadas rapidamente (não há necessidade de estarem secas) e na mesma máquina coloca a pasta.
As roupas são batidas por cerca de 20 a 30 minutos e, em seguida, neutralizadas. “O efeito está pronto e bem uniforme, porque tudo é feito de uma vez”, assegura Siebert. Há, é claro, pequenas variações por conta do próprio processo. “Mas, as diferenças são bem menos intensas que no processo convencional a seco, com cloro, que exige trabalhar com lotes pequenos. Por exemplo, 80 quilos de roupa teriam que ser divididos em cinco a oito partidas diferentes para executar o efeito, com resultados diferentes em cada um”, acrescenta.
Para funcionar, a pasta de corrosão tem que ser aplicada sobre roupas tintas com corantes desbotáveis. No caso da Coratex, a empresa trabalha com duas linhas: a Washable e a Corastone. A diferença entre ambas está na intensidade do contraste obtido que é mais marcante na primeira, “justamente porque foi criada para facilitar a aplicação de efeitos desbotáveis sobre peças tintas”, explica o diretor. A pasta de corrosão da Coratex é vendida em embalagens de 25 ou 50 quilos. Não há receita de aplicação. O percentual de uso do produto depende do tipo de efeito a que se quer chegar – quanto mais pasta, mais corrosão.
- Foto 1
- Foto 2