Nova coleção da varejista francesa reforça Brasil como polo global em design, pensado para morfologia das mulheres locais

A Decathlon, varejista francesa especializada em artigos esportivos, reforça sua estratégia de desenvolvimento regional com o lançamento de mais uma coleção fitness com produção local e projetada no Brasil, em design, modelagem e tecnologia considerando a morfologia das mulheres brasileiras. Produzida inteiramente no país, a linha é parte do portfólio da categoria fitness cardio, uma das primeiras da empresa a adotar produção nacional dentro da operação global.
Com peças a partir de R$79, a coleção está dividida entre as linhas Collection, para iniciantes, e Performance, para praticantes experientes. As linhas incluem leggings, tops, camisetas, regatas e shorts, desenvolvidos com tecidos que garantem conforto térmico, sustentação e respirabilidade. Os itens foram criados por equipes locais, que incorporaram feedbacks diretos de esportistas mulheres, com o objetivo de entregar uma experiência de uso mais alinhada à realidade brasileira.
“A produção local [no Brasil] não é uma novidade para a Decathlon. Hoje, cerca de 30% da nossa receita no país já vem de linhas nacionais, e dentro do segmento fitness, essa participação chega a quase 50%”, informou a companhia ao GBLjeans. “Equipes internacionais vêm ao Brasil para aprender com esse modelo, que já inspira outras coleções no exterior”, completou.
Conforme dados do ranking Top 300 do Varejo Brasileiro, elaborado pela primeira vez pelo IRTT (Instituto Retail Think Tank Brasil), o faturamento bruto da Decathlon no Brasil teria registrado R$1,7 bilhão em 2024, estimativa de resultado que a empresa afirma não reconhecer.
EXPANSÃO
A Decathlon projeta encerrar 2025 sem expansão da rede de lojas físicas. Hoje são 50 pontos de venda. Vai concentrar o investimento na expansão do atendimento digital, incluindo ecommerce e marketplace. No Brasil desde 2001, a varejista mantém, atualmente, um centro de distribuição em Barueri, região metropolitana de São Paulo, inaugurado em 2021, ocupando 50 mil metros quadrados.
foto: divulgação
*matéria atualizada