Confira as direções gerais apontadas por profissionais do mercado que visitaram a feira Bread & Butter Barcelona.
A avaliação profissional registra que as coleções demonstram que a inovação no jeans dependerá cada vez mais do conhecimento técnico que permite extrair do produto – tecidos, insumos químicos, modelagem, processos – outras possibilidades de tratamento.
Resinas
As resinas despontaram há três edições da Bread & Butter Barcelona e não dão sinais de esgotamento. Na edição para o inverno europeu de 2008, as coleções exibiram múltiplas aplicações, tanto em trabalhos em lavanderia quanto na composição de fábrica
:: na onda vintage, as resinas aparecem como ferramenta de envelhecimento associadas a processos de estonagem
:: resina para fazer o efeito craquelado no jeans
:: resina que deixa a peça com aparência de vinil, siliconada ou emborrachada, processo que exige uso de fornos e prensas térmicas
:: resina pigmentada em cores escuras, aplicada por banhos de imersão
:: resina para fixar o efeito tridimensional dos amassados e dos bigodes
Processos
Por causa da tendência vintage, o azul está muito forte, sendo trabalhado em diversas intensidades – dos mais intensos até os mais lavados
:: lavagens mais claras e naturais predominaram nas coleções apresentadas; as lavagens mais escuras estão mais presentes nas marcas que atendem o mercado do norte da Europa (de aspecto invernal mais intenso)
:: bigodes tridimensionais arredondados, com efeito natural e mais refinados, com clara indicação de uso de máquinas modernas de marcação
:: amassados e bigodes 3D localizados em pontos estratégicos, como logo abaixo do bolso-relógio ou do bolsos traseiros das calças
:: puídos menores e sem exposição da pele, cerzidos sobre forro
:: peças com aspecto limpo, sem vestígio de migração do corante índigo, numa indicação de aplicação de ozônio em lavanderia
:: pinados quase desapareceram
:: algumas marcas trabalham bem o excessos de processos para ficar com cara de usado natural e bem sofisticada; a maioria não faz um trabalho tão depurado
Cores
:: denim com cor, apoiados em modelagens assimétrica e recortes
:: vintage em diferentes versões de azul
:: muito trabalho sobre a trama – trama tinta, sobretinta – com riqueza na variação de cores. Enquanto a edição passada de inverno privilegiou os tons de cinza mais claros, para o inverno 2008/2009 a proposta se apóia na mistura variada com verde, vermelho, marrom, cinza, azul profundo. É uma mescla mais sutil nem tão evidente
:: mesmo com a trama colorida, a lavagem não será mais simples. A tendência é ter o elaborado com cara de natural
:: preto e cinza continuam
:: uso do cinza diminuiu, porque a onda vintage privilegia o azul, mas a maior parte das coleções apresentava pelo menos uma peça em cinza
:: muita cor também na sarja
Variedades
:: até grandes marcas associadas ao jeans exibiam coleções mais amplas, combinadas com outras peças do guarda-roupa, como Replay e Pepe Jeans
:: conceito do jeans orgânico sendo trabalhado, de forma limitada
:: coleções das marcas norte-americanas, que fizeram muito barulho em edições passadas, sem grande inovação
:: modelagem variada, especialmente nas coleções femininas com skinnies, pantalona, pata de elefante
:: peças limpas, quase sem vestígio de migração de corante, indicando aplicação de ozônio
Fontes consultadas
Benatêxtil: Paulo Rabelo Pinheiro, diretor de operação
Cedro: Cássia Silveira, gerente de marketing
Pratêxtil: Francisco Barros, diretor comercial
Santista: Sueli Pereira, gerente de design e estilo
Texpal: Nelson Takeshi Enomoto, coordenador da área de lavanderias
Vicunha: Renata Guarniero, gerente de marketing