De conceito polêmico, coleção trata de catástrofes ambientais, propondo denim desenvolvido para não ser lavado.
Forte nas regiões norte e nordeste, a marca masculina Freeboard investe em coleção para um inverno de temperaturas amenas e conceito provocador. O fim do mundo é o mote para tratar de catástrofes ambientais provocadas pelo comportamento irresponsável dos homens no manejo dos recursos naturais. Na linha de jeans, o tema está refletido na escolha do tecido No Wash, da Cedro, para confecção de um modelo de bermuda e armação de óculos de sol. A estação será lançada no início de novembro para os 12 representantes que atendem em torno de mil multimarcas entre as duas regiões.
O denim No Wash faz parte da coleção de inverno da Cedro e conta com acabamento antimicrobial que, segundo o fabricante, inibe a proliferação de microorganismos que causam o mau cheiro. A recomendação é dispensar os processos de lavanderia industrial, de forma a conservar a eficiência das propriedades antibacterianas. E o consumidor não precisaria lavar a peça com a mesma frequência de uma roupa sem esse tipo de proteção. “É uma forma de incentivar a gastar menos água”, observa Cynara Macedo, estilista da marca cearense. Fabricados em parceria com a Di Poly, também de Fortaleza (CE), os óculos seriam a proteção para os olhos, daí, a escolha pela armação revestida com esse denim.
JEANS CLEAN
Dos 120 modelos da coleção, praticamente 70% são compostos pela linha de jeans, com mais bermudas que calças, confeccionados em sarja e denim. Os outros 30% correspondem a peças como shorts vôlei em tactel e tops (camisetas, regatas, pólos e camisas), além da linha de acessórios, lançada no verão, com bonés, cintos, carteiras e chinelos. Segundo Cynara, o denim de inverno é clean, sem pegada forte de lavanderia. “Trabalhei efeitos esfumaçados e degradê de azul”, conta.
A sarja elastizada lisa acompanha a cartela de cores mais escuras, tanto por causa da estação, quanto pelo tema, e é empregada sobretudo em bermudas. A cartela pende para as cores cinzentas, tons de vermelho fechado, tonalidades de azul que remetem ao cinza; amarelo e tons terrosos. A aridez é quebrada pelo flúor do amarelo e do verde. As estampas na sarja permanecem com xadrez, listras horizontais, risca de giz.
As referências mais pontuais ao tema nas estampas da coleção foram reservadas às camisetas, com bomba atômica e desastre nuclear, em modelos mais largos e de comprimento mais longos que no verão, pouco abaixo dos quadris, conta a estilista.
CAMPANHA
Ela explica que a inspiração para a estação veio de filmes como Mad Max, Filhos da Esperança, Ensaio sobre a Cegueira e Filho de Eli. De cada um tirou algum aspecto, como a escassez de água, de combustível, o solo árido; as condições precárias de sobrevivência humana e sua possível extinção; as doenças epidêmicas. Ambientou a campanha em uma usina de reciclagem de Fortaleza.
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