HI inova em etiquetas com QR Code

Empresa fabrica mensalmente 70 milhões de peças e modernizou parque de máquinas para atender grandes redes de magazines.

Tradicional no segmento de etiquetas, a catarinense HI buscou diferenciais em sua linha de produtos para o mercado de vestuário. Entre as novidades estão produtos bordados com QR Code, código que lido por um aparelho celular direciona para o site do cliente de forma a propiciar mais informações sobre a marca. “Atendemos grandes redes de magazines que buscam qualidade e inovação nos produtos”, afirma o diretor comercial, Luís Tierling. Além da etiqueta com QR Code, a empresa lançou produtos estampados por sublimação.

A venda para o mercado de confecções representa 80% do faturamento da HI Etiquetas que também atende a indústria de calçados e o segmento de cama, mesa e banho. A fábrica em Pomerode, em Santa Catarina, produz 70 milhões de peças por mês, sob encomenda. Entre os clientes estão empresas como Marisa, Riachuelo, Renner, Carrefour, C&A e Pernambucanas.

Em 2013 a empresa foi homologada com o selo de qualidade da ABVTex (Associação Brasileira da Indústria de Vestuário e Confecção), renovado a cada ano. “Seguimos todas as normas legais e não tivemos dificuldades na certificação”, afirma Tierling. Para acompanhar a demanda da indústria, há dois anos renovou seu parque de máquinas com a aquisição de teares jacquard que permitem maior velocidade e mais qualidade na produção, além de modernizar os sistemas de acabamento. “O mercado reclama muito da aspereza das etiquetas e com novas tecnologias superamos esse problema e elevamos a qualidade dos produtos”, explica Tierling.

Para dar conta da demanda, a fábrica trabalha 24 horas. “Diariamente produzimos entre 3 milhões e 4 milhões de peças em três turnos, sete dias por semana”, diz Tierling. Os investimentos são direcionados principalmente para melhorar a qualidade e na redução dos prazos de entrega. “Após a emissão do pedido a encomenda é entregue entre sete e dez dias, bem superior à média do setor”, afirma o executivo.

Além da renovação das máquinas a empresa continua adquirindo novos teares a cada ano para acompanhar a demanda. “A Copa atrapalhou as vendas dos magazines e postergou entregas, mas o setor espera recuperar o atraso neste segundo semestre”, diz o executivo. A produção da HI Etiquetas tem se mantido estável e a meta é crescer 10% em 2014, o mesmo que no ano passado.