O produto é feito da mistura de sobras de algodão com fios de poliéster de garrafas PET descartadas
Na onda dos produtos ecológicos, a Horizonte Têxtil lança a Lona PET, inaugurando sua linha de produtos de baixo impacto ambiental. Considerada “menina dos olhos” da empresa, a lona é feita a partir do fio de poliéster de garrafas PET descartadas, além de fios de algodão reciclado. A fiação do algodão vem das sobras da própria Horizonte, enquanto os fios PET são fornecidos por uma empresa brasileira, cujo nome a tecelagem prefere não divulgar.
Com coloração levemente esverdeada, vinda das garrafas PET usadas na produção, o tecido não conta com nenhum tipo de tingimento e, para a desengomagem, foi feito apenas um ciclo de lavagem no produto. “Ainda há muito que se fazer nessa linha ecológica e esse produto é só o primeiro passo”, conta Monika Debasa, gerente de produtos da Horizonte.
Um dos objetivos da empresa, segundo Monika, é a criação de novas cores para o tecido, cuja aplicação varia de acessórios (bolsas, malas, mochilas, bonés, chapéus) a decoração (revestimento para sofás, cadeiras, almofadas), passando por calçados. De acordo com a gerente, pesquisas e estudos já estão sendo realizados para dar continuidade à linha, no entanto, a empresa aguarda pela resposta do mercado em relação ao produto antes de novas produções.
fotos: GBLjeans