Confira 15 artigos de Vicunha, Santista, Canatiba, Covolan e Cedro.
Para as novas coleções, as têxteis nacionais ampliaram, mantiveram ou lançaram tecidos feitos com insumo reciclado. Seguem o caminho inevitável, ainda que a demanda de marcas e confecções do Brasil continue a priorizar preço na seleção de matéria-prima.
Tecidos que incorporam na composição material reaproveitado, como fios ou sobras têxteis, costumam ser mais caros que a média pela própria dinâmica do processo de produção.A Vicunha avalia que as marcas terão que abrir mais espaço para os tecidos considerados sustentáveis, como os que empregam material reciclado na composição, por pressão do consumidor.
“Estamos vivendo um momento em que o consumidor está cada vez mais atento à origem dos produtos que consome, inclusive, do vestuário. Essa mudança de comportamento de compra do consumidor está fazendo com que as marcas invistam mais em artigos sustentáveis, que, apesar de terem um maior valor agregado, contam com todo o processo sustentável que está por trás da produção. Por isso, acreditamos que esses produtos continuarão tendo um espaço especial nas lojas e no guarda-roupa dos consumidores. Não podemos apenas apoiar a sustentabilidade, também precisamos exercê-la”, avalia Renata Guarniero, gerente de marketing da Vicunha.
Talvez você também goste de ler
- Jeans desafiado por poliéster reciclado
- Verão acende denim reciclado e disco
- Jeans reciclado chega à sala de estar
VICUNHA ANUNCIA MAIS 3 PRODUTOS COM CERTIFICAÇÃO GRS

Nesse primeiro lançamento do ano, a Vicunha lançou seis tecidos feitos com insumo reciclado, três dos quais usam uma parte de algodão reaproveitado do processo fabril.
“Os três produtos possuem certificação GRS (Global Recycled Standard) padrão internacional, que rastreia e confirma o conteúdo de materiais reciclados no produto final, ao mesmo tempo que garante os requisitos de fabricação, como práticas sociais, ambientais e restrições químicas”, ressalta a gerente.
:: Sandy BW, versão com trama black e peso de 8,3oz.
79% algodão (30% de algodão reciclado)
19% poliéster
2% elastano com 42% de stretch
:: Trentino Black BW, versão de artigo em linha com trama black e peso de 8,7oz.
72% algodão (27% de algodão reciclado)
26% poliéster
2% elastano com 44% de stretch
:: Trentino Dark, versão Maxi Blue de artigo em linha e peso de 8,3oz.
72% algodão (27% de algodão reciclado)
26% poliéster
2% elastano com 41% de stretch
“Há quase 30 anos recuperamos todos os resíduos das nossas próprias fiações, urdissagem, índigo, tecelagem e ainda trazemos de fora centenas de toneladas de estopa. Tudo é cortado e desfibrado internamente para ser transformado novamente em fibra, que é reinserida ao processo junto com o algodão virgem, cultivado respeitando requisitos e boas práticas de responsabilidade social e ambiental, dando origem ao fio reciclado”, explica Renata.
SANTISTA LANÇA TECIDO COM ATÉ 50% DE ALGODÃO RECICLADO

Entre os dez lançamentos da temporada, a Santista incluiu três tecidos produzidos com parte de algodão reciclado. Um deles o Upcycle Concept usa fio reciclado tanto no urdume, quanto na trama, o que não é prática comum.
“Geralmente, se coloca (o fio reciclado) no urdume porque é tinto e esconde as irregularidades típicas porque muitas marcas não gostam”, conta Luís Ogasawa, gerente de marketing e produto da Santista.
Para o lançamento do Upcycle Concept, a empresa fez parceria com João Foltran, empresário que vendeu a John John para a Restoque, e que agora tem a marca feminina House of Blog. Ele criou os modelos que integram o editorial de lançamento do produto.
Também com a marca, a Santista planeja um piloto de logística reversa, com a intenção de mais à frente recuperar as peças descartadas pelas consumidoras para retornarem ao processo. Botões e partes de costuras seriam enviados para reciclagem. “Fecharia o ciclo”, comenta o gerente.
:: Upcycle Concept, com peso de 11,6oz.
100% algodão. Até 50% de algodão reciclado na composição, usado tanto no urdume quanto na trama. “A gente diz até 50% porque essa variável não é controlada”, acrescenta Ogasawa.
Sem tingimento. Resulta em pouca utilização de água e produtos químicos na produção.
:: Upcycle Ind, com peso de 11,6oz.
100% algodão, dos quais 30% de algodão reciclado no urdume.
Tingimento azul médio
:: Upcycle Now, com peso de 8,4oz.
80,4% algodão, dos quais 30% de algodão reciclado no urdume.
18% poliéster convencional
1,6% elastano com 28% de stretch
CANATIBA FAZ 5 LANÇAMENTOS

No evento da semana passada, a Canatiba que acaba de obter a certificação Oeko-Tex Standard 100 fez cinco lançamentos. Um deles com algodão reciclado, combinado a três fibras diferentes. Outros quatro incluem poliéster reciclado na composição, conta Ivna Barreto, gerente de marketing do fabricante.
:: Luxúria Maxskin Duo
29% poliéster reciclado
53% liocel
14% viscose
4% elastano
:: Shakira Maxskin Duo Xtra Large
26% poliéster reciclado
57% algodão
14% viscose
3% elastano
:: Baltazar Maxskin Duo
21% poliéster reciclado
66% algodão
11% viscose
2% elastano
:: Jenny Maxskin Duo
24% poliéster reciclado
41% algodão
20% liocel
13% viscose
2% elastano
COVOLAN ESTREIA COM LYCRA ECOMADE

Durante a temporada de lançamentos, a Covolan anunciou que obteve aprovação Detox to Zero ao processo de certificação do STeP by Oeko-Tex. “O Detox to Zero não é uma certificação, e sim, todo um sistema para melhor gestão focada na remoção de produtos químicos potencialmente perigosos das cadeias de abastecimento da indústria têxtil, a qual atende a MRSL (Manufacturing Restricted Substance List), uma lista que apresenta os limites internacionais para os componentes químicos restritivos nos processos produtivos, conforme preconizado pela campanha do GreenPeace – Detox to Zero”, esclarece a empresa.
Para tecidos feitos com insumo reciclado, a Covolan aponta três lançamentos que trazem na composição o elastano Lycra Ecomade, fio produzido com 20% de material reciclado pré-consumo e que conta com certificado GRS.
:: Ancona, denim de construção cetim com peso de 12oz.
3% elastano com 20% de material reciclado
97% algodão
:: Bergamo denim com peso de 11,3oz.
2% elastano com 20% de material reciclado
98% algodão
:: Genova denim com peso de 10,8oz.
2% elastano com 20% de material reciclado
98% algodão
CEDRO MANTÉM NASUS EM LINHA

Lançado na coleção de novembro 2019, o Nasus continua na linha comercial da Cedro Têxtil para a próxima temporada. É tratado como um produto de base sustentável, como o New Splash, artigo que conta com acabamento que repele líquidos, portanto, sujaria menos.
:: Nasus, denim rígido e leve (com peso de 5,4oz).
22% poliéster reciclado
78% algodão