Verão acende denim reciclado e disco

Verão acende denim reciclado e disco

Relatório da Tagwalk faz balanço da temporada de desfiles internacionais, com destaque para as iniciativas de origem sustentável.

A plataforma de busca de moda Tagwalk divulgou relatório sobre a temporada das semanas de moda em Paris, Milão, Londres e Nova York, em torno do Spring/Summer 2021. Apontou que o verão acende o denim reciclado e a era disco. São duas tendências em alta no balanço das coleções apresentadas. A cada estação, a plataforma acompanha o avanço das marcas em direção à moda de origem sustentável.

A participação é, por enquanto, pequena. No S/S 2021, em torno de 15% das coleções usaram material ou processos sustentáveis, responsáveis, incluindo o reúso de materiais. Entre os tecidos, o foco no denim reciclado foi opção de Vivienne Westwood, por exemplo.

Ainda conforme a plataforma, praticamente toda a coleção da Balenciaga usou materiais certificados e reciclados, incluindo as bases das estampas. A Maison Margiela fez achados vintage, que restaurou, reaproveitando em roupas de edição limitada ou em acessórios.

TENDÊNCIAS MAPEADAS NA PASSARELA E DENIM RECICLADO

Além do aumento no interesse de fazer a moda mais limpa, o relatório da Tagwalk sinalizou tendências observadas na passarela. A maior alta foi a atração pela era disco. Ainda na década de 1970, mas deslocando o olhar para o final mais animado, sem o legado hippie.

Verão acende denim reciclado e disco

O brilho das festas está no jeans metalizado e folgado de Isabel Marant ou de Sportmax. Aliás, calças wide leg representam outra tendência que passou pela passarela.

Chloé deu sua versão em sarja, e a Balenciaga em denim, no modelo pijama. A era disco passou ainda pelo desfile da Etam, com a jaqueta em denim claro, decorada com pequenos brilhos.

Verão acende denim reciclado e disco

Sobre a temporada S/S 2021, a Tagwalk aponta a redução drástica na quantidade de desfiles – de 248 no fall/winter, para 80. Basicamente por causa da pandemia de covid-19.