Além das decorativas, é preciso incluir instruções de uso e composição do tecido
A quantidade de etiquetas não influencia, necessariamente, de forma proporcional no preço das peças. Mas são detalhes importantes para a imagem que a marca deseja exibir ao mercado. De acordo com Sarita Dal Pozzo, estilista de jeanswear da Zoomp, cada calça costuma trazer cinco etiquetas. “Costumam ser duas externas, uma no cós e outra no bolso, mais um tag de papel externo. Na parte interna, em geral, tem uma com instruções de uso e composição da matéria-prima, outra indicando a numeração e, por fim, uma com a marca”, enumera.
Sarita explica que as etiquetas devem trazer informações não apenas de CNPJ e composição, como também oferecer orientações úteis e cuidados a serem observados no manuseio das peças como não passar ferro sobre estampas, bordados ou detalhes decorativos.
O custo da etiqueta entra na composição dos preços das peças, junto com tipo de tecido utilizado, de aplicação, de lavagem, de acabamento. “Por essa razão, para obtermos calças com preços competitivos, temos que buscar os melhores preços de tecidos, o melhor tempo de montagem e temos que gastar o mínimo em lavagens e etiquetas”, conclui Sarita.