Santista lança oito produtos

Anúncio da nova coleção foi realizado em evento que abordou as mudanças no perfil do mercado de roupas profissionais

Na semana passada, a Tavex reuniu em São Paulo (SP) 120 clientes da área de roupas profissionais de todo o Brasil para apresentar o lançamento de oito produtos da Santista Workwear. O propósito do encontro foi, além de mostrar a nova coleção, discutir a mudança no perfil do mercado, que penderá cada vez mais para atender as empresas de serviços.

Hoje, 70% do tecido vendido pela Santista é empregado na confecção de uniformes para a indústria, diz Maurício Vasques, gerente da unidade de tecidos flat da Tavex. Os outros 30% estão divididos entre comércio e serviços. Mas, o Brasil está mudando. E as mudanças avançam para uma economia em que os serviços ampliam participação na receita, numa curva de ascensão diferente da produzida pelo setor industrial.

Para atender a esse fenômeno, as confecções especializadas no mercado de uniformes terão que repensar a estrutura atual de produção, baseada em grandes volumes orientados para o setor industrial. “É preciso investir em células flexíveis de produção, que consigam atender rapidamente a demanda pulverizada em inúmeras empresas”, afirmou o cientista político Carlos Alberto Almeida, especializado em pesquisas de mercado e opinião pública, em palestra realizada durante o evento da Tavex a uma plateia atenta.

Os novos produtos
Durante o evento, os oito novos tecidos foram distribuídos em três ilhas: proteção, conforto e segurança. Entre os três tecidos voltados ao conforto, a Santista destacou o Innova, produzido com Tencel, a fibra de liocel fabricada pela Lenzing.



Da Invista, a Santista fez parceria para lançar o CombatPro e o DuraPro, ambos destinados à área de segurança no trabalho. Inclui o uso do tecido CorduraNyco, da Invista, que combina a fibra náilon 6.6 T420 de alta densidade com algodão.


Conforto
#Innova Tencel: 80% poliéster e 20% Tencel. Segundo a empresa, a fibra ajuda a regular a temperatura corporal.

#Balance: 50% algodão e 50% poliéster

#Noble: destinado à camisaria fio tinto, com 50% em algodão e 50% em poliéster.

Segurança
#CombatPro: 100% poliamida, também produzido com Cordura, tem alta resistência recomendado para uniformes militares e para indústria pesada (engenharia, construção civil, automotivo, metalurgia).

#DuraPro: com Cordura Nyco, da Invista, resistente à abrasão é recomendado para situações de trabalho extremo.

Proteção
#Titânio FR: 88% algodão e 12% poliamida de alta tenacidade. Indicado para uniformes de profissionais que precisam de proteção contra riscos térmicos, provocados pelo arco elétrico, e contra fogo.

#S-TAT: 99% algodão e 1% de carbono, indicado para roupas usadas em ambientes controlados, como sala limpa.

#Sitel Fill e Lumix: tecido de alta visibilidade em duas versões – uma 83% poliéster e 17% algodão e outra em 100% algodão. Comercializado em duas cores fluorescentes (laranja e amarelo).

Curiosidade
Os artigos Solasol e Tapé completam 55 anos de mercado e continuam à venda, agora, renovados com o acabamento natural Alsoft Amazontex, à base de cupuaçu, conta Maria José Orione, gerente de marketing da Tavex para a América Latina.

Atualmente, a unidade de workwear usa três fábricas no Brasil da Tavex: duas exclusivas – Recife (PE) e Aracaju (SE), enquanto a de Tatuí também produz denim. A empresa conta com uma quarta fábrica de flat na Argentina para abastecimento do mercado daquele país.

fotos: divulgação