Novos produtos à base de cânhamo têxtil compõem os lançamentos da temporada.
Usar o cânhamo têxtil estava no pipeline de inovação da Vicunha há quase dois anos. A pandemia de covid-19 adiou os projetos à espera de um cenário de retomada que chegou. Com os lançamentos da temporada, a Vicunha estreia com Denim Hemp. Ao todo, são quatro artigos que usam cânhamo na composição, combinado a algodão, duas bases de denim e duas de denim colour (sarja/brim), dentro da linha V.Eco.
O Denim Hemp é um artigo em torno de 8oz pensado para calças, shorts, bermudas e saias, em mistura de 65% algodão e 35% cânhamo. Já o Hemp Light é um denim para camisaria.
A mesma lógica foi aplicada ao denim colour com o lançamento do Maragogi, para o bottom, e do Itacaré para o top.
Na aparência, as novas bases com cânhamo na composição lembram o linho, comenta Andrea Fernandes, gerente geral de marketing e inteligência de mercado da Vicunha. Conforme a executiva, os tecidos são versáteis e resistiram a uma série de ensaios realizados em lavanderia. Mas manter o aspecto natural original, apenas com um amaciamento pode ser uma boa solução, sugere.
O denim color (sarja/brim) é comercializado na versão PT. Para o lançamento, a Vicunha tingiu usando corantes naturais. Mas o aspecto rústico do PT já garante bons resultados, diz.
FIO IMPORTADO
Os quatro novos artigos da Vicunha usam fio de cânhamo importado da China, por uma exigência legal. Isso porque o Brasil não permite o cultivo do cânhamo no país mesmo para fins industriais, nem que se importe a matéria-prima natural para fazer a fiação localmente. “É uma pena”, lamenta Andrea. Ela avalia que ao perpetuar a confusão entre a planta de aplicação industrial e a planta da qual deriva a maconha o Brasil fica preso a estigmas e o mercado não evolui.
“A gente como indústria têxtil terá cada vez mais um papel social de estimular essa mudança, amadurecer essa diferenciação e trazer à luz essa discussão de uma maneira sadia”, defende a executiva da Vicunha. Na opinião dela, não cabe mais à indústria associar o cânhamo têxtil à maconha, insistindo em brincadeiras do tipo ‘vai dar para fumar o jeans?’.
“Apesar de serem da mesma espécie – a Cannabis sativa – o que difere o cânhamo da maconha é o perfil químico de cada planta. Para ser classificada como cânhamo, a planta precisa ter menos de 0,3% de THC, o principal composto psicoativo da planta, em peso. Se o valor de THC estiver acima desse nível, a planta é considerada maconha”, esclarece a empresa.
A fibra de cânhamo apresenta uma série de qualidades, destaca a Vicunha. É durável, com alta resistência à tração; respirável, não retendo umidade; naturalmente antibacteriana; biodegradável; e hipoalergênica. Não requer grandes áreas para o cultivo, cresce rápido e é um tipo de lavoura que requer pouca água para se desenvolver.
BARREIRA POLYGIENE
Também como parte dos lançamentos, além da estreia do Denim Hemp e outros três artigos com cânhamo, a Vicunha incorpora um novo tratamento que funciona como barreira de proteção de tecido em duas frentes combinadas.
Uma impede a proliferação de bactérias que provocam odores desagradáveis na parte interna da roupa. E outra barreira é externa para impedir a fixação nas roupas do cheiro do ambiente, como de cigarro ou fumaça. A tecnologia é da Polygiene.
Sem cheiros desagradáveis, a tendência é o consumidor lavar a roupa menos vezes. “Diminuindo o número de lavagens, a gente diminui a nossa pegada hídrica”, argumenta a gerente.
A proteção no tecido é permanente e permite processos em lavanderia como desbotes e puídos. Para o lançamento, a Vicunha aplicou a barreira protetiva em quatro bases de linha, duas de denim e duas de denim color.
23 NOVOS PRODUTOS
Além dos quatro artigos com cânhamos e do tratamento Polygiene, a Vicunha vai anunciar mais 15 novos produtos na temporada, entre os quais uma base de sarja com elastano anti-slip da Lycra e dois artigos com elasticidade nos dois sentidos (trama e urdume), conta Andrea.
Nesta semana, a empresa tem evento de três dias dedicados às novidades das próximas estações, começando por palestra de tendências nesta segunda-feira, 25 de outubro. Seguida de apresentação de produtos na terça e novidades em lavanderia na quarta. Com sessões 100% online.