Vicunha lança denim com algodão regenerativo

Vicunha lança primeiro denim com algodão regenerativo

Pacito é o primeiro artigo da iniciativa em parceria com a Scheffer, produtora agrícola com certificação Regenagri.

Vicunha lança primeiro denim com algodão regenerativo
Jaqueta produzida com o Pacito

Sob a perspectiva de que não basta ser sustentável, a Vicunha anuncia que investe para caminhar na trilha da regeneração que garanta a saúde da natureza. Nesse sentido, pela primeira vez, a Vicunha lança um artigo de denim que tem na composição 100% de algodão regenerativo, assim chamada a fibra cultivada sob práticas de agricultura que fogem do convencional. Para esse lançamento, a empresa buscou parceria com a Scheffer, produtora agrícola do Mato Grosso.

A Vicunha é a primeira indústria têxtil brasileira com a qual a Scheffer fechou negócio, informou ao GBLjeans Fabiana Furlan, head comercial de sustentabilidade da produtora agrícola. Até então, o algodão regenerativo da Scheffer era destinado à exportação, para países como China, Vietnã e Turquia.

Primeiro denim com algodão regenerativo, o Pacito terá a Europa por mercado principal da Vicunha nesse primeiro momento. A intenção é lançar o artigo na semana que vem durante a Kingpins, marcada para 12 e 13 de abril em Amsterdam, disse German Alejandro Silva, CMO da empresa em evento na cidade de São Paulo, que marca o início da primeira temporada de lançamentos de 2023. O Pacito tem peso de 12,2oz e tingimento azul intenso.

Os lançamentos de denim com algodão regenerativo estão previstos para chegar ao Brasil no segundo semestre de 2023, informou a Vicunha.

“O algodão regenerativo vem ganhando força como uma alternativa sustentável para produção em larga escala. Estamos nos antecipando às demandas dos mercados mais exigentes e seguimos firmes no nosso compromisso de reduzir continuamente nosso impacto ao meio ambiente, liderando iniciativas positivas na indústria”, declarou Dawid Wajs, diretor de cadeia de suprimentos da Vicunha em comunicado à imprensa.

AGRICULTURA REGENERATIVA

Vicunha lança primeiro denim com algodão regenerativo
Cultivo de algodão regenerativo em solo coberto por palhada e planta de algodão em estágio inicial.

Com área de cultivo estimada em cerca de 200 mil hectares, onde alterna plantações de soja, algodão e milho, a Scheffer produziu na safra de 2022 ao redor de 15 mil toneladas de algodão regenerativo, conta Fabiana. É menos do que a safra anterior porque a plantação sofreu com a seca muito severa que castigou a região de Sapezal, município de Mato Grosso, que abriga a maior parte da produção, explica. “Foi a maior seca em 35 anos. Porém, olha que interessante. Nas áreas em que a gente aplica com mais intensidade as práticas de agricultura regenerativa foram as áreas que tiveram maior produtividade. Tivemos uma resiliência maior do solo em manter a umidade”, observa a executiva.

Ela comenta que a Scheffer recorre à prática de agricultura regenerativa em diferentes escalas. “Porém a área certificada que temos é uma fazenda, a fazenda Três Lagoas, na cidade de Sapezal, no Mato Grosso, que corresponde a próximo de 10% na nossa área”, conta. A Scheffer tem a certificação internacional Regenagri. É uma forma de cultivo que melhora a fertilidade do solo, aumenta a biodiversidade do entorno, usa menos defensivos e fertilizantes químicos.

A Scheffer também tem fazendas no Maranhão e na Colômbia, somando nove unidades de produção. A meta assumida pela empresa é de adotar a agricultura regenerativa para todas as culturas até 2030.

LANÇAMENTOS E TENDÊNCIAS

Ao abrir a primeira temporada de lançamentos do ano, a Vicunha liberou 17 artigos, entre novos e versões de bases, de denim e sarja (denim colour). Entre os produtos de denim que trazem fibras especiais na composição, a empresa destaca o Adriene e o Dominic, ambos combinando algodão, poliéster, viscose e elastano. Na sarja, o destaque é o Haia, tecido de algodão e elastano com construção cetim e acabamento escovado.

Saias em denim com efeitos intensos de lavanderia; alfaiataria em jeans, até para crianças; brilho; aspecto de couro; visual empoeirado (dirty); denim black são as tendências mais fortes recomendadas pela coolhunter da Vicunha, Lorena Botti.

fotos: divulgação