Alguns dos caminhos para o jeans
Sobre a edição da Bread & Butter Barcelona, realizada na penúltima semana de janeiro, compartilho a análise feita pela Jeanologia, empresa espanhola especializada em pesquisa e desenvolvimento em processos de beneficiamento de peças prontas. Podemos dizer que se tratou de uma feira de confirmação de tendência, sem grandes rupturas em relação à coleção passada.
Mesmo assim, apresentou novidades e informações importantes para os olhares mais atentos. Como algumas tendências fortes, podemos citar:
§ O Vintage: sempre presente com muita força. Agora, com um aspecto mais purista com os bigodes em 3D. Por exemplo, a coleção da One Green Elephant, da Take Two, da Indian Rose, da Blue Blood.
§ A Tecnologia: visando atender o consumidor que busca inovações constantes, que busca sempre o novo, o diferente; que é adepto da alta tecnologia e da alta performance. Pare esse consumidor, a moda apresentou tecidos com look diferente: muito brilho, visual metálico e acabamentos especiais com resinas.
§ Etics / Ecos: segmento no qual podemos enquadrar algumas marcas que buscam o consumidor representado em sua essência pela revista inglesa New Consumer. Uma tônica bastante forte foi o apelo ético, ecológico, humanitário de algumas marcas. A coleção da Nudie Jeans é um bom referencial.
§ Ilusion: onde agrupamos os não-denim. Estamos nos referindo a sarjas, malhas, tênis e acessórios. Observa-se uma influência forte do aspecto denim sobre a linha color. Estão muito presentes todos efeitos do denim como estonados, amassados, rasgados, bordados, colados, etc… Por exemplo, pode-se referir à coleção apresentada pela DDLab e pela Alpha USA.
Maurício Pierrotti é diretor comercial da Texpal Química
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