Como caminha a humanidade…

A consultora Mônica Seabra trata do momento atual da moda, acompanhado de dicas de como planejar o lançamento de uma coleção e de aspectos a serem considerados pelo marketing de moda


O coração balança entre medidas e dimensões, sobriedade e extravagância; autenticidade e a fantasia…. Tudo isso porque moda nada mais é que fantasia, é puro sonho, magia!

 

Moda é comportamento. Portanto, o que a torna sexy, moderna, antiga, up to date, interessante ou sórdida é apenas a atitude! E os conceitos leveza, conforto,calor e aconchego marcam presença. Há a descontração e a sofisticação – o chic está de volta.

 

Propõe-se, porém, a ordem, o planejamento, a criatividade e a praticidade. A praticidade em função de um time cada vez mais comprometido. Conforto e sedução. Romantismo e feminilidade resgatados na sua forma mais autêntica. Sobriedade e sensualidade para o masculino.

 

A identidade de cada um passa pela sensação do seja você mesmo. Aonde está o nosso D.N.A ? Toda a marca, assim como nós, é um organismo vivo!

 

Reencontro e busca da riqueza das sensações, que se rende a um mundo cada vez mais rápido e mais intenso. Velocidade!!! Tentando chegar a algum lugar, pra quê, por quê, não sei por onde, mas até sei, mas por quê ?

 

Apenas um trocadilho para nos alertar em relação a esse tempo de globalização, no qual tudo é descartável, onde há o supermercado de estilos, da moda pronta,da moda descartável,do efêmero na moda, da indústria da cópia e a minha constante luta pelo seja você mesmo!

 

Criatividade

  • Ver o comum de modo incomum e associar o que os outros não associam, buscando sempre maneiras diferentes de vermos as mesmas coisas
  • Senso de humor é fundamental e criação está intrinsicamente associada ao fato de deixar a inspiração vir e mergulhar no processo como um todo

Singularização

  • Buscar a valorização da identidade própria.

Globalização

  • As tendências estão globalizadas. As influências e as informações acontecem concomitantemente, ou seja, tudo num só tempo
  • Daí a necessidade de estar altamente plugado com esse mundinho tão grande e tão pequeno para que criar, cada vez mais, coleções com muito mais identidade, bossa e com muito, mas muito apelo
  • As peças precisam piscar para o consumidor,de modo que haja uma simbiose com a marca e, conseqüentemente, com a coleção. A psicanálise explica

Pesquisa

  • Ressalto, porém, que a pesquisa deve ser uma constante em nossas vidas. Não dá para não ler, entende? A leitura tem que ser incorporada as nossas vidas, sem sombras de dúvidas!
  • A pesquisa direcionada para nossa área exige muita disciplina e técnica 

Meios de viabilizar a pesquisa

  • Mídia, Artes, Arquitetura, Museus, Música, Dança, o nosso dia a dia, ruas, vitrines, feiras, convenções, revistas nacionais e internacionais, desfiles nacionais e internacionais
  • O mais importante está exatamente no tentar entender o que está no imaginário do consumidor

Cronograma para o planejamento de uma coleção

  1. Detectar o target da Empresa
  2. Conhecer o cliente
    1. Quem é ?