Concurso realizado durante o Febratex Summit, em Blumenau, é a 1° edição voltada a profissionais de moda.

O concurso Brasil Fashion Designers (BDF) dedicou pela primeira vez uma edição a profissionais de moda, como parte da programação do Febratex Summit 2025, conferência realizada de 19 a 21 de agosto, em Blumenau (SC). Estilista de Franca, cidade do interior paulista, o estilista Samuel Riechel venceu o BDF 2025 – Profissionais, com a coleção batizada de Mistérios do Fundo do Mar, e apresentada durante desfile no primeiro dia do Febratex Summit 2025.
Ele foi escolhido pelo juri técnico entre os 10 finalistas que participaram do desfile no primeiro dia do Fashion Summit. Cada um deles apresentou quatro looks, desennvolvidos a partir do tema Terra – Planeta Água. A coleção de Samuel Riechel venceu com propostas envolvendo peças de formas fluidas e oversized, trabalhadas com muita textura e cartela de cores entre azuis e terrosos.
O segundo lugar ficou com Dai Vaz Miotto, estilista de Brusque (SC), e o terceiro lugar coube a Maria Laura, de Bom Jardim (RJ).
Para o vencedor, o prêmio é uma viagem de cinco dias a Milão e Florença, na Itália, com visitas guiadas a ateliês, fábricas e museus de moda, além de palestras sobre o mercado italiano.
ÁREA DE EXPOSIÇÃO
Além do juri técnico, os trabalhos dos 10 finalistas ficaram na área de exposição para avaliação do público, que pôde votar no seu preferido.
Coordenador do concurso BDF, Ricardo Gomes conta que as próximas edições voltam a ter por foco o incentivo a estudantes de moda.
Conferência dedicada à moda sustentável, realizada a cada dois anos pelo Febratex Group, o Febratex Summit de 2025 contou com uma área maior para feira e negócios com a participação de empresas e startups mostrando soluções para produção mais limpa da moda brasileira.
foto: divulgação (Samuel entre Maria Laura, à esquerda, e Dai, à direita)