Casa do Zezinho reaproveita retalhos de jeans

Projeto é tocado pelas mães das crianças e dos jovens atendidos pela instituição

 

 Na busca pela preservação do meio ambiente, a Casa do Zezinho, instituição que atende crianças e jovens de baixa renda na zona sul da cidade de São Paulo, reaproveita resíduos de materiais doados para construir novos produtos. Retalhos de jeans e outros tecidos ganham forma de bolsas, tapetes e almofadas que são ornados com bordados, patchworks e costuras, e comercializados na sede da organização.

 

O projeto do Grupo das Mães Amigas da Casa do Zezinho (GMACZ) é o responsável pela produção e venda dos produtos, ficando com os valores arrecadados. “As gestoras do projeto são as mães dos jovens que atendemos e o objetivo é que elas venham a assumir todo o controle do grupo dentro da casa. Acreditamos que se as mães ganham mais condições, podem passar isso para seus filhos também”, avalia Luzia Rodrigues, coordenadora do projeto.

 

Além dos produtos feitos em tecido, a madeira e o papel também são utilizados na composição de novos itens. Nas Oficinas da casa, os jovens aprendem técnicas de reciclagem de papel e de trabalhos em madeira. A oficina de artesanato surgiu há cinco anos no projeto Fim de Semana com Arte, que propunha a aproximação entre pais e filhos da casa, e deu base para os projetos de reaproveitamento de materiais.

Os produtos podem ser encontrados na sede da Casa do Zezinho ou pelo site da ONG : www.casadozezinho.org.br.

foto: reprodução