Em parceria com o hospital Pérola Byington, iniciativa faz parte do mês de conscientização sobre a importância do autoexame e da mamografia para a prevenção do câncer de mama
Pelo quarto ano consecutivo, a Universidade Anhembi Morumbi em parceria com o hospital paulistano Pérola Byington promove o Desfile da Primavera, do qual participam mulheres pacientes de câncer de mama. Na 10ª edição, a iniciativa faz parte do mês da conscientização sobre a importância do autoexame e da mamografia para a prevenção do problema. O desfile será realizado na sexta-feira, 24 de outubro, no campus Morumbi, em São Paulo (SP), tendo como tema Jardim Resiliente.
Quarenta e duas mulheres em tratamento contra o câncer sobem à passarela para desfilar modelos desenvolvidos por alunos de Design de Moda da universidade. Participam também da ação os estudantes de Negócios da Moda, que colaboram na organização do desfile; de Produção Musical, que assinam a trilha sonora; e de Estética e Cosmética, com ênfase em maquiagem profissional e visagismo e terapia capilar, que cuidarão da maquiagem e do cabelo das modelos. No total, o evento mobiliza cem voluntários, entre alunos e professores, destaca a coordenadora do curso de Design de Moda, Eloize Navalon.
O projeto tem como principal objetivo elevar a autoestima e a qualidade de vida das pacientes com câncer de mama do Pérola Byington. A conscientização sobre a importância do autoexame e de consultas periódicas também entram na pauta do evento, que é realizado há dez anos. Segundo Eloize, neste ano, as peças foram desenvolvidas em tecidos com fio 100% algodão, tricôs e crochês tecidos pelas pacientes que ajudaram na finalização dos modelos. “Os looks tem a participação de todos, alunos, professores e pacientes”, destaca Eloize.
A pesquisa para o tema Jardim Resiliente tomou como ponto de partida três estudos. Da medicina, uma recente pesquisa sobre psiconeuroimunologia evidencia o sistema imunológico como algo complexo e não isolado, ou seja, o bom gerenciamento de emoções, como estresse e tristeza, além de um convívio social saudável, reflete diretamente no aumento de anticorpos, auxiliando no tratamento. Basearam-se também no resultado de uma pesquisa realizada neste ano pelo curso de Design de Moda que define o caráter da natureza como resiliente. A referência dos modelos foram as flores, suas cores e diversidade, apontando para uma moda não padronizada e para diferentes tipos de beleza, completa Eloize.
O desfile conta com a doação de diversas empresas, como a Arezzo que forneceu os sapatos, além de alunos e professores que subsidiam os modelos apresentados, e a universidade Anhembi Morumbi que cedeu o local e o espaço de desenvolvimento do projeto.