Lucro de R$5 milhões no 4º trimestre não alivia a pressão sobre os resultados ruins dos outros períodos.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Inbrands, holding de marcas como a Ellus, acumula prejuízo. Em 2024, o prejuízo líquido da companhia foi a R$46,8 milhões, o maior dos últimos três anos. Com relação a 2023, quando o prejuízo foi de R$26,2 milhões, a perda praticamente dobrou em 2024.
O lucro líquido de R$5,6 milhões obtido no 4º trimestre de 2024 nem de longe alivia a pressão sobre a crise que a companhia vem enfrentando. Relatório da BDO, responsável pela auditoria do desempenho financeiro, manteve a ressalva de “existência de incerteza relevante que pode levantar dúvida significativa quanto à capacidade de continuidade operacional da Companhia e suas controladas”.
Conforme a demonstração financeira, a receita líquida de 2024 da Inbrands totaliza R$449,8 milhões e acumula queda de 13,3% sobre 2023. Mesmo no 4º trimestre, a receita líquida recuou, registrando R$136,1 milhões, baixa de 1,2% na comparação com igual período de 2023.
MEDIDAS ADOTADAS
Entre as medidas para superar a crise financeira, a Inbrands tenta desde agosto de 2023 desembarcar da joint venture Tommy Brasil, da qual detém 50% do capital. Os demais sócios foram notificados da intenção de a companhia exercer a opção de venda de participação, mas sem conclusão até o momento.
Nos últimos três anos, a Inbrands cita no relatório que fez a repactuação de suas debêntures, com alteração nos prazos de vencimento e redução da taxa de juros. Também renegociou prazos com fornecedores, reduziu despesas, fechou lojas, expandiu vendas digitais, de acordo com o relatório que não detalha o volume movimentado por ecommerce.
A Inbrands continua a não informar no relatório com quantas lojas de varejo opera atualmente, nem qual a participação do canal de atacado nas vendas. Além da Ellus, mantém as marcas Ellus Second Floor, Tommy Hilfiger, Bobstore, VR Collezioni, Salinas e Richards. No final de 2022, Alexandre Herchcovitch retomou a própria marca, deixando, assim, o portfólio da holding.
foto: divulgação(campanha de inverno 2025 com Nicollas Prates)