Nova versão da obra escrita por João Braga dedicou capítulo conciso à história do jeans.
Lançada em 2004, a obra História da Moda: Uma Narrativa escrita por João Braga ganhou versão ampliada, revista e atualizada. A Santista patrocina o livro que dedicou, nesta 11ª edição, um capítulo conciso sobre a história da moda, desde sua origem historicamente vinculada à produção de tecido na cidade de Nimês, no sul da França, no século XVII.
O breve descritivo histórico do jeans chega a atualidade. É quando o professor, historiador e estilista João Braga afirma: “o jeans continua a percorrer seu caminho próprio em busca de inovação, aprimoramento tecnológico e ousadias estéticas”.
Além do capítulo sobre jeans, a nova edição ao abordar a moda do século XX1 não deixa de mencionar os reflexos da pandemia de covid-19 na área.
“O livro de João Braga detalha o percurso da moda ao longo da trajetória humana e o jeans é uma parte importante desta evolução”, comenta Sueli Pereira, gerente de comunicação e moda da Santista sobre o projeto.
A Santista patrocina o livro cuja 11ª edição tem lançamento pela D’Livros Editora. São nove capítulos que cobrem em 110 páginas da indumentária na Pré-História até os dias atuais.
SOBRE O AUTOR
João Braga é professor na Fundação Álvares Penteado e na Santa Marcelina, duas renomadas faculdades de Moda do Brasil, ambas na cidade de São Paulo. Nessas instituições de ensino, dá aulas de História da Moda, História da Arte, História da Joalheria, Estética e Cultura de Moda. Também ocupa desde 2017 a cadeira número 39 da Associação Brasileira da Moda (ABM).
Conforme comunicado da Faap, a publicação se tornou o livro didático de moda mais adotado e mais vendido do Brasil. A instituição não fornece detalhes, mas reportagem antiga do jornal Estado de S.Paulo informava que até 2011 a obra vendera 12 mil exemplares.
Até o momento, Braga escreveu 11 livros tendo a moda como referência.