Produção física do segmento registrou maior alta em relação ao mês anterior, mas, o acumulado do ano mostra desempenho negativo.
No último mês do ano, a área de vestuário e acessórios foi a que apresentou a maior alta de produção física entre os 27 segmentos industriais monitorados mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O volume produzido subiu 10,9% na passagem de novembro para dezembro. Mesmo essa expansão não foi suficiente para manter o desempenho positivo no acumulado do ano. A atividade encerrou 2013 com queda de produção de 2% em relação ao ano anterior.
Também o segmento têxtil registrou aumento de produção física em dezembro, contudo, em patamar bem abaixo. Subiu 0,6%, em relação a novembro, e 2,5% sobre dezembro de 2012. Embora o setor tenha assinalado apenas quatro meses com recuo no volume produzido, terminou 2013 com taxa negativa, em relação ao ano anterior: de 1,6%.
Ao contrário, a produção industrial nacional como um todo caiu 3,5% em dezembro. “É o maior resultado negativo da série desde dezembro de 2008, quando a queda foi de 12,2%”, observa o relatório divulgado ontem, 4 de fevereiro, pelo IBGE. Apenas cinco atividades mostraram aumento além de têxtil e vestuário: subiu a produção de bebidas, outros produtos químicos e material elétrico, aparelhos e equipamentos de comunicação. No acumulado do ano, a indústria em geral produziu 1,2% a mais que o volume apresentado em 2012.